Na semana passada a coordenadora geral da UESPI de Altos, professora Clemilda Almeida esteve em reunião com o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, professor Carlos Alberto para discutirmos sobre a real situação do núcleo “Roberto Raulino “ em Altos. Na ocasião, segundo ela o mesmo argumentava sobre a inviabilidade de ofertar cursos no período regular, garantindo o não fechamento deste núcleo. Hoje, terça-feira (16/07/2013) por volta das 16:00h a coordenadora esteve na Secretaria Estadual de Educação para uma reunião com secretário de Educação do Piauí, Átila de Freitas Lira e da superintendente de Ensino Superior no Estado, Profª Eliana Mendonça Sampaio para buscar e reivindicar melhorias para o núcleo universitário de Altos.
O secretário, de acordo com a professora Clemilda Almeida negou qualquer possibilidade de fechamento dos núcleos da UESPI, pois segundo o secretário a Secretaria Estadual de Educação tem buscado contribuir para a expansão dos cursos superiores em todo o estado. O que vai acontecer, segundo o mesmo é a implantação da EAD. No caso específico de Altos, a reforma do núcleo de adequação para atender esta modalidade de ensino já começa agora em agosto, com um prazo para entrega de 60(sessenta) dias. O Secretário mencionou, segundo ela sobre a ampliação da Universidade Aberta e da nova oferta de vagas para a Educação a Distância nos Pólos de Apoio Presencial de EaD do Piauí, a partir de um novo concurso vestibular, que deverá ser realizado até o final desse ano. Segundo a superintendente, Profª Eliana Mendoça, a oferta prevista é de dez mil vagas, sendo para os polos existente com conceito “Apto” da Coordenação de Apoio de Pessoal de Nivel Superior(Capes) e para quatorze novos polos, sendo oito já liberados pela instituição e seis ainda em construção.
Os Polos atuais com conceito “Apto” pela Capes, são: Água Branca, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Luzilândia, Oeiras, Picos, Piracuruca, Simões, Simplício Mendes, União e Valença. Os novos polos serão sediados nos municípios de Teresina, Regeneração, Anísio de Abreu, Paes Landim, Barras, Luís Correia, Santo Cruz do Piauí e Cocal da Estação. Já os Polos autorizados, mas com sede ainda em construção, porém com a previsão de ofertar cursos de EaD são Altos , Itainópolis, Itaueira, Palmeirais, Paulistana e São Raimundo Nonato.
A Secretaria Estadual de Educação estará reformando o prédio da UESPI em Altos e em parceria com a Universidade Estadual do Paiuí estará funcionando na modalidade á distância já no início de 2014. Segundo ele ainda, será ofertado também o PARFOR e outros cursos de extensão para a comunidade.
A Profª Eliana Mendonça mencionou à coordenadora sobre a urgência em dar início as atividades em Altos, reafirmando a oferta de muitos cursos que beneficiarão a comunidade altoense e municípios circunvizinhos. Na ocasião a mesma solicitou que a coordenadora a enviasse o mais rápido possível sugestões de cursos para que sejam ofertados na UESPI de Altos de acordo com a demanda da cidade. Garantiu, ainda, que a oferta sairá nesse ano para que as aulas iniciem no primeiro semestre de 2014.
Clemilda Almeida, coordenadora do núcleo Roberto Raulino em Altos-PI, falou sobre a instituição. “Temos lutado a favor da nossa UESPI e o fechamento da mesma, em Altos, é um fato inexistente”, pontuou.
Secretário de Educação do Piauí, Átila de Freitas Lira, Coordenadora Geral da UESPI de Altos,
Profª Clemilda Almeida e a superintendente de Ensino Superior no Estado, Profª Eliana Mendonça