A partir desta segunda-feira (03/08), seguindo o decreto da Prefeitura de Teresina de número 19.922, mais uma fase do processo gradual de reabertura do comércio se inicia e um dos setores mais aguardados está de volta, que é o dos shopping centers.
Entretanto, seguindo um protocolo definido por técnicos da PMT em acordo com a direção dos estabelecimentos, os três shoppings de Teresina só reabrirão suas portas na terça, dia 4 de agosto, com horário diferenciado e com a capacidade de funcionários reduzida à metade.
Fechados desde março, os shoppings adotaram as medidas com rígido protocolo de segurança para tentar evitar a disseminação do novo coronavirus. A vigilância sanitária já esteve visitando das lojas para assegurar o cumprimento das normas do chamado “novo normal”. O uso de máscara, por exemplo, é obrigatório.
REABERTURA
Os três shoppings reabrirão na terça-feira, dia 4, com funcionamento em apenas quatro dias e em seis horas: de terça à sexta e das 14h às 20h. A reabertura vale apenas para lojas que já tiveram sua reabertura autorizada pelo decreto, vestuário, calçado e tecnologia. Praças de alimentação, salões de beleza, academias e cinemas não poderão funcionar.
Entre as mudanças, comuns em todos os três shoppings, logo na entrada os clientes que entrarem com seus veículos não precisam mais tocar na máquina para retirada de cartão para pagamento do estacionamento. Basta mostrar a mão, para evitar o toque. As lojas devem informar o limite mínimo de clientes circulando e disponibilizar lavatórios ou álcool 70%, além de tapetes sanitizantes.
TERESINA SHOPPING
A novidade no Teresina Shopping é a instalação de medidores automáticos de temperatura. A inovação afere a temperatura corporal e verifica inclusive se o cliente está usando máscara. “Caso não esteja de acordo com o recomendado, a máquina indica que o acesso ao shopping não está liberado”, explicou a gerente de operações do shopping Icelmária Cerqueira. Ela explicou ainda que outra tecnologia garantida é que foram instalados esterilizadores com lâmpadas UVC que automaticamente esteriliza os corrimões das escadas.
RIO POTY SHOPPING
O Rio Poty Shopping adotou medidas de segurança com base no protocolo da ABRASCE (Associação dos Shoppings) repassado pelo Hospital Sírio Libanês. Entre as medidas tomadas, as cancelas para entrar no estacionamento são a base de sensores, as escadas rolantes terão separação a cada 4 degraus, sinalização no piso de todos os locais que possam gerar filas, pias e higienização em locais estratégicos, retiradas dos bebedouros e o devido distanciamento também nos banheiros.
RIVERSIDE SHOPPING
Todas as lojas terão uma sinalização logo na vitrine sobre a quantidade máxima de clientes e pedais de álcool em gel serão espalhados pelos corredores do shopping. Os banquinhos espalhados pelo shopping a partir de agora terão distanciamento, ficando as pessoas sentadas a pelo menos dois metros de distância uma da outra. Haverá sinalização em todos os pontos que possam gerar filas e a entrada será controlada por seguranças. E a grande novidade é a instalação de pias em vários trechos do shopping, com sabonete líquido e ar seco para secagem das mãos.
Pias foram espalhadas pelos corredores do Riverside Shopping (Foto:OitoMeia)
Fonte: OitoMeia