O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB da Rede Municipal de Altos, de acordo com dados oficiais do MEC, atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico – anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
O IDEB é medido a cada dois anos e o objetivo do país é que as redes estaduais e municipais obtenha nota (6.0) em 2022.
Segundo a Secretária Municipal de Educação Sandra Campelo, o avanço no IDEB representa uma mudança significativa na qualidade do ensino ofertado pela rede municipal, sendo resultado do empenho de toda uma equipe focada nesse objetivo: supervisores, professores, gestores, alunos, corpo administrativo e familiares.
Notas obtidas pelo Município
"É importante ressaltar que a Rede Municipal de Ensino ultrapassou a meta prevista para 2019 nas séries iniciais e nas séries finais ultrapassou a meta prevista para 2013", acrescentou Sandra Campelo, que também enviou carta de agradecimento aos profissionais da área. Confira.
CARTA DE AGRADECIMENTO
Existem três tipos de pessoas: aquelas que deixam acontecer, aquelas que fazem acontecer e aquelas que se espantam com o que aconteceu. (Jonh Richardson)
A Educação municipal avançou significativamente nos últimos anos. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB de 2011. Altos, de acordo com os dados oficiais, atingiu as metas estabelecidas pelo MEC em todas as etapas do ensino básico – anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.
Nos anos iniciais (2º ao 5º) do Ensino Fundamental o IDEB da Rede Municipal alcançou (4.6) ultrapassou não só a meta de 2011 (3.5) como já atingiu a meta projetada para 2019.
Nos Anos Finais (6º ano a 8ª série) do Ensino Fundamental o IDEB do município atingiu (4.1) em 2011 e ultrapassou a meta proposta para 2013 (4.0).
Importante observar que o IDEB é medido a cada dois anos e o objetivo é que a partir do alcance das metas das redes estaduais e municipais o país obtenha nota (6.0) em 2022, assim sendo, nosso município obteve um resultado expressivo diante das metas projetadas pelo MEC.
Parafraseando Richardson, acima citado, você professor é parte do grupo de pessoas que faz acontecer e por esta razão merece ser parabenizado pelo seu compromisso e empenho no desenvolvimento de seu trabalho com o estudante.
Valendo ressaltar a participação ativa dos estudantes durante todo esse processo de formação e avaliação a nível nacional, não fazendo se abater diante do grande número de conteúdos a serem estudados, dos simulados aplicados quinzenalmente, dos momentos de estudo em casa, por tudo isso os alunos da rede municipal fazem jus ao resultado obtido.
Acreditamos que essa vitória é resultado de um trabalho conjunto da equipe gestora, corpo docente e administrativo e familiares assessorados pela competente equipe de supervisores da SEMECEL, pois compreendemos que cada educador tem uma missão para cumprir e não apenas uma posição para ocupar.
Nesse sentido, na certeza do dever cumprido, parabenizamos a todos que contribuíram direto ou indiretamente para esta significativa mudança da realidade dos estudantes da Rede Municipal de Ensino ao tempo que contamos com o comprometimento de todos na consecução dos objetivos estabelecidos para os próximos anos.
Atenciosamente,
Sandra Maria Lemos Campelo
Secretária Municipal de Educação