Com o objetivo de levar ações de saúde para além do ambiente hospitalar, alcançando um número maior de pessoas que precisam de atendimento, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizará, no dia 10 de novembro, a Ação Ebserh Solidarária. Com a participação de 39 hospitais universitários federais que integram a Rede Ebserh, serão oferecidos diversos atendimentos em localidades distribuídas nas cinco regiões do país.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) participará da ação e realizará um mutirão em Altos, ofertando à população local atendimento médico de triagem para doenças relacionadas a câncer de pele, doenças infectocontagiosas (testes para HIV e Hepatite B e C) e doenças cardiovasculares, além de atividades educativas.

De acordo com o Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Dr. Eulálio Damásio, a ação também envolve a assinatura de um termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Altos. "Essa parceria entre o HU-UFPI e a Prefeitura de Altos proporciona, além da prestação de serviços à população, a capacitação e a atualização dos profissionais da Atenção Básica de Saúde que atuam no município, melhorando a qualidade dos serviços prestados por meio da troca de experiência entre os profissionais do Hospital Universitário e os da equipe que atua em Altos", afirma.

No que se refere ao atendimento à população, o Chefe da Divisão da Gestão de Cuidado do HU-UFPI, Dr. André Luiz Sobral, explica que os procedimentos de triagem que serão realizados são de significativa importância para a prevenção do câncer de pele, de doenças sexualmente transmissíveis e de doenças cardiovasculares.

Segundo a prefeita de Altos, Patrícia Leal, "essa parceria com o HU-UFPI é de grande valor para a população de Altos por proporcionar aos moradores do município atendimento médico em várias especialidades e com profissionais capacitados e de reconhecida competência".

Patrícia Leal destacou, ainda, que as demandas da área de saúde sempre terão prioridade em Altos. "Mesmo diante de tantas dificuldades, especialmente para as gestões municipais, temos buscado alternativas e ficamos felizes com essa cooperação do HU-UFPI", enfatizou.

Estarão envolvidos na ação 27 profissionais do HU-UFPI, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos. A previsão é a de que cerca de 300 pessoas sejam atendidas no mutirão.

As ações acontecerão na Secretaria Municipal de Saúde (prédio conhecido por CESPI), localizada na Rua Epitácio Pessoa, no centro de Altos.

Fonte: Assessoria HU/IFPI