Na noite de segunda-feira (15/04), por volta de 21h, agentes da Polícia Rodoviária Federal, prenderam com a ajuda de cães farejadores, uma mulher de 45 anos, que transportava 3kg de uma substância que apresentava características semelhantes à Skank (também conhecida como supermaconha e skunk) e 1kg de substância análoga a maconha.

A prisão ocorreu dentro de um ônibus coletivo, no Km 333, da BR-343, em Altos. A passageira informou aos agentes que havia recebido a mala com o ilícito de um desconhecido em Brasília/DF e que o produto tinha destino final a cidade de Fortaleza/CE, onde uma pessoa a abordaria para receber a encomenda.

Skank é uma droga mais potente que a maconha, ambas são retiradas da espécie Cannabis sativa e, por esse motivo, possuem em suas composições o mesmo princípio ativo - THC (Tetra-hidro-canabinol). Segundo estudos, no skank há um índice de THC sete vezes maior que na maconha. A porcentagem chega até 17,5%, sendo que na maconha é de 2,5%.

Sendo assim, a quantidade necessária para entorpecer o indivíduo é bem menor. A espécie Skank é mais entorpecente que a maconha, seu uso leva a alterações da serotonina e da dopamina no organismo, e fazem o indivíduo ter dificuldades de concentração por provocar danos aos neurônios. Provoca também lapsos de memória e afeta a coordenação motora. Em geral, os efeitos da droga Skank são semelhantes aos da maconha: excitação, aumento de apetite por doces, olhos vermelhos, pupilas dilatadas, alucinações e distúrbios na percepção de tempo e espaço.

Diante dos fatos, a passageira e a mala com as substâncias ilícitas foram encaminhadas para a Central de Flagrantes na cidade de Teresina/PI para os procedimentos que o caso requer.

Fonte: Meio Norte e PRF