Noticiamos, com sentimento de profundo pesar, o falecimento do Sr. Manelito Monte, ocorrido por volta das 18:30 h de hoje, 04 de janeiro de 2019, no Hospital São Paulo, em Teresina.

“Seu Manelito”, como era popularmente conhecido, foi comerciante, mantendo por longas décadas a Casa Monte, localizada no Mercado Público de Altos e especializada na venda de tecidos.

Era uma pessoa de espírito alegre e comunicativo. Gostava de uma boa piada e da prosa animada com os amigos e clientes.

Manoel Maria do Monte, seu nome de registro, nasceu na antiga Vila de Corrente de São Benedito, hoje cidade de Beneditinos-PI, a 26 de dezembro de 1930. Era o 7º filho de José Tibúrcio do Monte e Joana Viana do Monte.

Sua escolaridade era limitada ao ensino ginasial (incompleto), pois cedo teve que encarar o trabalho para garantir seu sustento.

Trabalhou (clandestinamente, por ser menor de idade) no comércio, em Teresina, no Bazar Clisântemo, de 1943 a 1951, vindo posteriormente para Altos, onde trabalhou (de 1951 a 1964) com o irmão José Luiz do Monte em sua loja de tecidos, de quem ficou sócio, fundando com ele a firma José Luiz do Monte & Irmão. A sociedade perdurou até 1966, quando Manelito comprou a parte da sociedade do irmão e fundou a Casa Monte Tecidos.

Na vida pública, foi 1º Suplente do Juiz de Direito da Comarca de Altos, num período de 08 anos, de 1951 a 1959, durante os mandatos dos governadores estaduais do Piauí, Pedro Freitas, Gayoso e Almendra e início do governo de Chagas Rodrigues, tendo este último o exonerado da função. Na condição de Suplente, assumiu temporariamente a Comarca como Juiz de Direito.

Foi sócio-fundador do Lyons Club de Altos, exercendo na agremiação social a função de tesoureiro.

Casou-se, civil e religiosamente, na igreja catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina-PI, a 17 de dezembro de 1964, com a professora Maria Carmelita Sousa do Monte, nascendo da união 02 filhos, Sérgio Ricardo Sousa do Monte (nascido em 02 de fevereiro de 1966) e Silvana Maria Sousa do Monte (nascida em 19 de dezembro de 1970).

Acometido de vários problemas de saúde, o Sr. Manelito Monte esteve por longos anos afastado do comércio e do largo círculo de amigos que cultivou durante sua existência.

Agora que nos encontramos por meio das boas lembranças e da saudade, elevamos ao Pai Criador, o Deus da Vida, nossas preces para que brilhe para ele a luz da salvação eterna e que a família enlutada encontre conforto na ressurreição de Cristo Jesus.

Descanse em paz, nobre amigo Manelito Monte. Que Deus o recompense pelo bem que semeou durante a sua vida.

O velório acontecerá na casa de sua residência, na Rua São José, centro, próximo à Escolinha Tio Patinhas.

Por Carlos Dias
Professor, historiador e escritor