Policiais da 3ª Companhia de Polícia Militar, em Altos, iniciaram fiscalização em comércios do município neste sábado (21). A polícia atua com base em decreto do Governo do Estado, emitido ainda na quinta-feira (19) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A ordem do governo trata sobre a suspensão de eventos e de várias atividades comerciais – bares, restaurantes, cinemas, academias, casas de espetáculo e clínicas de estética; das atividades de saúde bucal/odontológica, públicas e privadas. A suspensão também vale para as atividades comerciais em Shopping Centers.

Na sexta-feira (20), Wellington Dias, governador do Piauí, se reuniu com representantes de vários segmentos do comércio. No encontro foi acordado a abertura dos demais estabelecimentos do comércio em horário especial – entre 9h e 16h.

Os supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e outras atividades essenciais devem funcionar em horário normal.

Fiscalização em Altos

De acordo com os policiais, muitos estabelecimentos não acataram a determinação do governo, e a polícia precisou agir para que os empresários fechassem as portas.

“O sábado é o dia de maior movimentação de pessoas no comércio local, situação que representa enorme risco para a população com a pandemia de uma doença tão contagiosa. Desta forma, visitamos vários estabelecimentos com objetivo de fazer valer o que estabelece o decreto”, comenta um militar.

A polícia ainda faz uma alerta. Aquele que insistir em descumprir o decreto poderá responder a procedimento policial por meio de TCO e pagamento de multa.