A juíza Andrea Parente Lobão Veras, da comarca de Altos, a cerca de 40 quilômetros de Teresina, condenou o assaltante de banco Rafael Ribeiro de Lima, o "Rafael Perneta", a 14 anos e sete meses de prisão, cuja pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado, pelo assalto praticado contra a agência Bradesco, naquela cidade, em janeiro de 2018.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, na madrugada do dia 12 de janeiro de 2018, um bando explodiu a agência do Bradesco naquela cidade, oportunidade em que conseguiram levar R$ 140 mil. O grupo empreendeu fuga em um veículo Ford Ranger em direção à Beneditinos, portando armas de alto calibre. Para a ação delituosa, o grupo usou quatro pistolas, calibre .40, uma pistola 09mm e uma arma longa, além de explosivos.

A escolha da agência bancária de Altos se deu pelo fato de, na visão dos denunciados, permitir rotas de fuga mais fáceis. Após o roubo, eles dispararam contra uma ambulância do SAMU, por acreditarem que se tratava de uma viatura policial.

Rafael Ribeiro de Lima foi preso posteriormente por porte ilegal de arma de fogo, ocasião em que confessou a prática dos crimes noticiados na denúncia do MP.

De acordo com a juiza, a materialidade do delito está comprovada pelo auto de apreensão, do qual se constata a apreensão, com Rafael Ribeiro da Silva, de dinheiro envolvido em papel timbrado do Banco do Brasil, totalizando R$ 24.536,87, além de dois cilindros de gás e um maçarico com regulador de pressão e mangueiras, uma furadeira, uma máscara protetora para gás e uma chave para veículo Ford.

Fonte: Teresina Diário