A Prefeitura de Altos - através da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde e Educação - realizou, nesta sexta-feira (13), o Dia D da Campanha “Fora da Escola não Pode”, que objetiva ajudar os municípios a combater a exclusão escolar.

Para contribuir com essa tarefa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desenvolveu a Busca Ativa Escolar. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

“A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola”, explica Fátima Leal, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, comenta que “essa iniciativa é de suma importância, já que municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar”.

Também participaram do evento representantes de todas as secretarias municipais; estudantes das redes estadual e municipal de ensino; jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), além de lideranças políticas e comunitárias.







Fonte: Assessoria