A Polícia Civil orienta às pessoas que tiveram celular roubado ou furtado para que compareçam ao 14º DP, a Delegacia de Altos, e registrem boletim de ocorrência. As vítimas também devem solicitar que sejam feitos ofícios para as operadoras. A medida tem por objetivo a obtenção de dados do aparelho, de forma que isso facilite o rastreio por parte da polícia.

De acordo com o agente de polícia Henrique Araújo, somente esta semana dois aparelhos foram devolvidos aos proprietários. “Algumas pessoas ainda têm aquela falsa impressão que denunciar não vai adiantar. Mas nós ressaltamos que o registro deve ser feito, sim. A prova disso está nos resultados que estamos apresentando pra sociedade. Reconhecemos que, às vezes, todo o processo pode demorar um pouco em razão da burocracia de algumas operadoras, mas também é fato o êxito obtido em muitos casos”, destaca.

Umas das maneiras que a polícia utiliza para rastrear o celular é por meio do IMEI, uma espécie de registro que o aparelho ganha quando é fabricado. Com esta numeração, a polícia aciona as operadoras, de forma que o rastreamento será possível sempre que alguém inserir o chip no aparelho.

O número do IMEI normalmente consta na nota fiscal do celular. Caso não tenha mais o documento, há também a possibilidade de localizá-lo ao digitar no teclado do seu aparelho o código *#06#.