O último domingo (03) foi marcado por muitos acidentes de trânsito na cidade de Altos, a 40 km ao norte da capital piauiense. A maioria das ocorrências envolve jovens em motocicletas.

Em muitos casos os pacientes deram entrada no Instituto de Saúde José Gil Barbosa, o Hospital de Altos, apenas com ferimentos leves. Mas também foram registrados ocorrências de maior complexidade – onde as vítimas sofreram fraturas e necessitaram de atendimento no HUT, em Teresina.

Os dados também chamam atenção para as ocorrências em estradas vicinais da zona rural do município, especialmente com adolescentes.

“Duas jovens deram entrada após se envolverem em acidente de moto na estrada que dá acesso ao Povoado Zundão. Não foi nada grave, mais o que a gente percebe é que as ocorrências dessa natureza estão cada vez mais comuns”, ressaltou um atendente do hospital municipal.

Com características de município-polo, Altos atualmente atende uma demanda regional, especialmente na área da saúde, pois recebe com frequência pacientes de pelo menos cinco municípios vizinhos. Nos finais de semana os atendimentos de emergência (caráter imediatista) normalmente aumentam, especialmente em razão dos acidentes de trânsito.

A realidade apresentada não difere de outros municípios. No HUT, maior hospital de urgência do Piauí, os dados também evidenciam essa realidade. E preocupam.

Acidentes de trânsito levam 29 pessoas ao HUT todos os dias

Conforme levantamento feito pelo Hospital de Urgências de Teresina (HUT) sobre os principais motivos de atendimento, o que mais chama atenção são os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem motocicletas, que representam cerca de 83% do total registrado.

Conforme o balanço apresentado pelo HUT de janeiro a setembro deste ano, 7896 vítimas de acidentes de trânsito foram atendidas, o que representa um atendimento diário de 29 pessoas. Sendo especificamente, 6.581 acidentes com motocicletas; 44 com carros; 397 com bicicletas; 391 com pedestres; 35 com veículos pesados; 27 com ônibus e 18 com outros tipos de veículos. 

Os dados foram divulgados pelo Portal O Dia no final do mês de setembro.