Amanhã (26) é o último dia para a público-alvo se vacinar contra a gripe. Desde o dia 17 de abril, a vacina está disponível nos postos de saúde de todo o país, mas até agora 63,6% do grupo prioritário foi vacinado. No Piauí, aproximadamente 420 mil pessoas foram imunizadas, atingindo 60,25% de cobertura vacinal previstas.

As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Ministério da Saúde repassa as doses para a Saúde do Estado, que por sua vez redistribui proporcionalmente aos municípios, que ficam responsáveis pela vacinação da população e alimentação do sistema sobre dados vacinais.

A campanha é dirigida aos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas.

Em Altos, a 40 km da capital, equipes de vacinação foram distribuídas em vários pontos da cidade.

Na zona rural, as vacinas estão sendo disponibilizadas nos postos das Localidades Bom Gosto, Bom Passar, Barrinha, Zundão, Estrela do Norte, Zundão e Prata.

Na zona urbana, as equipes de vacinação atendem no SESP (Secretária de Saúde) e postos de saúde do Boa Fé, Maravilha, São Luís, Boca de Barro, Tranqueira, São José e Bacurizeiro – com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Fonte: O Dia
Edição: Portal Altos