O boletim epidemiológico do município de Altos, desta quinta-feira (30/04), apresentou mais três casos de pessoas contaminadas pela Covid-19. De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Mônica Furtado, os pacientes são dois homens de 38 e 46 anos que trabalham na mesma empresa, em Teresina. A esposa de um deles, 36 anos, também testou positivo.

Os pacientes apresentam sintomas leves, sem necessidade de internação hospitalar. Eles estão sob monitoramento e isolamento domiciliar. A detecção da doença ocorreu após a realização de testes rápidos feitos em Altos por profissionais de Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária também relatou ao Portal Altos sobre o trabalho feito pelas autoridades de saúde até chegarem a confirmação dos novos casos. Ela disse que tudo teve início quando receberam a informação de que um morador de Altos havia sido afastado do trabalho, em Teresina, por apresentar sintomas da doença.

“Nós fizemos o teste com esse homem, que felizmente deu negativo. Mas a partir de então fizemos um rastreamento e chegamos a outros homens que trabalham na mesma empresa e que são moradores de Altos. Desta forma, convocamos estas pessoas para que fizessem a testagem, então confirmamos a detecção da doença. A esposa de um deles, que apresentava sintomas leves, também foi submetida ao teste e deu positivo para Covid-19”, explica Mônica Furtado.

Após a confirmação dos casos, a secretária enfatizou que todos os protocolos de saúde foram adotados. “Nós encaminhamos as informações às autoridades de saúde do estado e à empresa que os homens trabalham. Além disso, fizemos o rastreio epidemiológico com monitoramento das pessoas que eles convivem. Todas as providências sanitárias estão sendo seguidas conforme os protocolos do Ministério da Saúde e do município de Altos.”, destaca.

Agora, são quatro casos confirmados em Altos. A primeira pessoa diagnosticada, uma mulher que trabalha na maternidade Dona Evagelina Rosa, em Teresina, já está curada da doença.

Foto: Cláudio Furlan/Estadão Conteúdo