Uma mulher de aproximadamente 30 anos, moradora do município de Altos testou positivo para Covid-19, o novo coronavírus. A paciente está assintomática e aguarda a contraprova. O exame foi feito por meio de teste rápido disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A paciente, que trabalha em uma instituição de saúde, em Teresina, foi contaminada por transmissão comunitária. Os pais dela, que moram na capital, também foram diagnosticados com a doença.

De acordo com a secretária de saúde de Altos, Mônica Furtado, a mulher já se encontra em isolamento domiciliar.

"Recebemos a confirmação no início da noite. Na manhã desta quita-feira (16), nossa equipe vai iniciar uma investigação do caso. É uma espécie de rastreio. Nós vamos levantar o histórico epidemiológico dos contatos desta pessoa. E, desta forma, tentar barrar a disseminação da doença no município", explica a secretária.

O vice-prefeito de Altos e ex-secretário de saúde, Nerirrony Lacerda, comentou sobre o primeiro caso registrado no município.

“A ocorrência deve ampliar nosso estado de alerta. Temos agora mais um motivo para intensificarmos nossas medidas de precaução. Reforçamos, com esta notícia, a necessidade do distanciamento social. O autocuidado de higiene é fundamental. E mais necessário ainda é o cuidado coletivo, que é responsabilidade de cada um de nós. Portanto, pedimos a cada cidadão altoense que evite aglomerações e saídas desnecessárias. São medidas de extrema importância que devemos adotar para evitar a transmissão da Covid-19”, recomenda o vice-prefeito.

Foto: SESAPI