O empresário Pablo Campos, acusado de matar a enfermeira Vanessa Carvalho e deixar gravemente ferida a namorada Anuxa Alencar, no último domingo (29/09), foi transferido para a nova Cadeia Pública de Altos, após audiência de custódia. O autor do crime foi um dos 13 primeiros detentos a chegar na unidade, no final da tarde desta segunda-feira (30/09) e, por enquanto, está sozinho numa cela.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, informou ao OitoMeia que há uma vigilância no sistema prisional para que a integridade do acusado seja mantida. Como o caso repercutiu nacionalmente, sendo destaque até no programa Fantástico, da Rede Globo, e trata-se de um crime de gênero, outros detentos podem hostilizar Campos. “Ele chegou ontem, no final da tarde, junto com mais 12 detentos. Foram os primeiros a chegar na unidade, inclusive esse Pablo. Lá é um lugar para ser provisório, e ele é. Ele está numa cela comum, sem curso superior. Ele vai ter que conviver com outros presos. Todas as medidas para manter a integridade física e moral serão adotadas”, declarou o presidente do sindicato.

A Cadeia Pública de Altos foi inaugurada no dia 23 de setembro, é a maior do Estado, com capacidade para abrigar 604 detentos e está apta a receber presos de alta periculosidade. Com a chegada de novos presos, que deve acontecer com o passar dos dias, a segurança de Pablo Campos será avaliada.

“O sistema prisional sempre é uma surpresa. Crimes contra crianças, mulheres, estupros, não é bem visto pelos detentos. Temos essa preocupação, tudo é possível, mas todo cuidado está sendo tomada. Ele por enquanto está numa cela sozinho porque a cadeia é nova, só tem 13 detentos e 600 vagas. Na prática, todos os presos ficarão isolados, até os presídios ficarem superlotados”, pontuou Kleiton Holanda.

O CRIME

O empresário Pablo Henrique Campos se desentendeu com a namorada Anuxa Alencar durante uma festa de casamento no último domingo (29/09) e usou o próprio carro, um Jeep Renegade, para atropelar ela e a amiga Vanessa Carvalho no meio da rua. O caso aconteceu em frente a um buffet na zona Leste de Teresina.

Segundo testemunhas, ele estava com ciúmes ela e por isso se desentenderam. Vanessa e Anuxa decidiram ir embora, quando Pablo, em um momento de fúria, pegou o carro e atropelou as duas no meio da rua. Vanessa morreu a caminho do hospital e Anuxa foi internada em estado grave no HUT. Pablo fugiu logo em seguida, indo para a sua casa, onde foi preso.

Fonte: OitoMeia