A quadrilha Zabumbada, do município de Altos, se consagrou como terceira melhor quadrilha junina do Piauí. O grupo garantiu o resultado durante participação no concurso estadual Expoteresina, realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves - entre os dias 28 e 30 de junho - no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde.

A Quadrilha Zabumbada tem seis anos de existência, mas somente em 2017 se tornou associação - a Gripo Cultural Zabumbada -, um ponto de cultura altoense.

Neste ano, a quadrilha trouxe o tema “Pimentas em 2019”. De acordo com os organizadores da junina, o grupo conta com 86 dançarinos, 20 colaboradores na equipe técnica e 06 na Banda Regional, totalizando 112 componentes.

A quadrilha figura entre as “Top 10” nos concursos estaduais desde 2016, desempenho que, segundo os quadrilheiros, representa um ganho para o município de Altos como promotor de uma das mais belas tradições do Nordeste, notadamente, a quadrilha junina.

“A Zabumbada ajuda a movimentar a economia do município e do estado, desde a confecção dos figurinos, arranjos, chapéus, sapatos, cenários, dentre outros adereços. A quadrilha é, ainda, uma alternativa de lazer e esporte para a comunidade, além do que, representa o município nas diversas cidades do nosso estado”, destacam.

Mas para permanecer viva e competitiva em grandes competições, recursos financeiros são essenciais à Zabumbada. Para isso, a quadrilha recebe apoio de muitos altoenses e da Prefeitura Municipal de Altos, ajuda esta de grande importância para montagem do projeto para as apresentações nos meses de junho, julho e agosto.

“Valeu a pena ter saído da quadra da Expoapi chorando de dor no joelho. É por vocês que eu dou meu sangue em quadra, que eu saio do serviço depois de ter passado o dia trabalhando no sol quente e vou direto pra apresentação até sem tomar banho. É por essas e outras vitórias que ainda virão que eu tenho orgulho de dizer que eu sou Zabumbeira”, diz Joicilene Alves, Maria Bonita da Quadrilha.








Fonte: Assessoria