Cento e noventa ciclistas participaram do Terceiro Desafio das Opalas no último domingo, dia 2. Os atletas estavam distribuídos em dezoito categorias, incluindo as oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC.

Lindomar Ferreira, atleta do município de Altos, patrocinado pela Unimed Teresina, conquistou o primeiro lugar do pódio na categoria Master B1 e o segundo lugar na classificação geral da prova. A subida do Gritador é o trecho considerado mais difícil do trajeto, segundo o atleta. “São sete quilômetros de subida muito arriscada, com terreno bem difícil e, depois disso tudo, o resultado foi muito bom, apesar de que, em alguns pontos do trajeto, eu poderia ter acelerado mais”, analisou.

A largada teve início no Parque Nacional de Sete Cidades, a 18km de Piracuruca, próximo a Piripiri, com chegada no Morro do Gritador, em Pedro II. O cenário é composto por trilhas em meio a monumentos rochosos datados de mais de 8 mil anos.

Ao total, a prova teve 87 Km de percurso cronometrado para as categorias oficiais e 45 Km para as categorias de Turismo, que finalizaram a prova no Açude do Caldeirão, em Piripiri.

A competição, que também teve patrocínio da Unimed Teresina, somou o Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona – prova única, a 5ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona e o Ranking Nacional – classe XCM1 da CBC.

Fonte: Assessoria