O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza nesta segunda-feira (17) a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no Estado. A solenidade acontece a partir das 19 horas no auditório do Tribunal de Justiça, e conta com a presença do presidente em exercício do TRE-PI, Sebastião Ribeiro Martins, demais membros da corte eleitoral e autoridades locais.

Na oportunidade devem ser diplomados, 30 deputados estaduais, 10 federais, 5 suplentes de cada coligação, além de governador, vice-governadora, senadores e suplentes. Totalizando 79 candidatos a serem diplomados durante a cerimônia.

A cerimônia de diplomação atesta que os escolhidos pelos eleitores cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e a entrega dos diplomas confirma que os eleitos estão aptos a tomar posse nos mandatos para os quais foram eleitos a partir de 1º de janeiro de 2019 nos termos da Constituição Federal. Para receber o diploma, é necessário que eleitos e suplentes estejam com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas, não necessariamente aprovadas.

O presidente do TRE-PI esclarece que a diplomação é a última etapa do processo eleitoral e de grande importância, pois outorga poderes para que os eleitos em outubro possam exercer seus mandatos. “Procuramos fazer de tudo para que o processo eleitoral fosse o mais limpo possível, sem mácula, desde o alistamento até a diplomação. A Justiça Eleitoral agiu com o rigor necessário para que efetivamente pudéssemos chegar a este dia da forma mais tranquila possível”, finaliza Sebastião Ribeiro Martins.

Altos

Warton Lacerda (PT), esposo da prefeita de Altos, Patrícia Leal, também será diplomado. Ele obteve 23.795 votos na disputa para deputado estadual, resultado que lhe garantiu a segunda suplência da coligação governista.

Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social TRE-PI
Edição: Portal Altos