Com o fim do Campeonato Brasileiro da Série A, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá divulgar, ainda nesta semana, o ranking atualizado de clubes para o ano de 2019. No Piauí, o River continuará sendo o melhor clube, mas seguido de perto pelo Altos.

O blog fez as contas para o Cidadeverde.com e constatou que o Jacaré ainda não alcançará o Galo, mesmo depois do tricolor ficar sem disputar competições nacionais neste ano.

O ranking contabiliza pontos nas quatro divisões do Brasileirão e na Copa do Brasil nos últimos cinco anos, além de atribuir um bônus para quem disputa a Libertadores da América.

A posição na lista é determinante para o chaveamento na Copa do Brasil e também para a indicação das equipes que disputam a fase preliminar da Copa do Nordeste.

Com isso, mantido o regulamento atual do Nordestão para 2020, o River será o representante do Piauí na "Pré-Copa". Caso o tricolor seja o campeão piauiense e se garanta na fase de grupos do regional, a vaga na fase preliminar será do Altos, que ultrapassou o Parnahyba no ranking do próximo ano.

O crescimento do Altos no ranking se deve essencialmente ao bom desempenho na Série D, sempre entre os 20 primeiros do torneio, e na Copa do Brasil, tendo passado para a segunda fase nos dois últimos anos.

A diferença entre os dois rivais ficou pequena. Se o Altos tivesse eliminado o Bragantino na Copa do Brasil, teria ultrapassado o River no ranking.

As campanhas do Jacaré só não superam o Galo por um trunfo tricolor: a presença na Série C do Brasileirão em 2016, ainda que rebaixado, rendem ao River uma pontuação mais expressiva que a da Série D.

Projeção do Cidadeverde.com para o Ranking de Clubes 2019 da CBF

River
2018 - 1.387 pontos
2019 - 1.005 pontos

Altos
2018 - 650 pontos
2019 - 922 pontos

Parnahyba
2018 - 688 pontos
2019 - 532 pontos

Fonte: Fábio Lima/Cidade Verde