Cem municípios piauienses estão entre os 2.824 que tiveram vagas ofertadas para o Programa Mais Médicos, depois do anúncio da saída dos médicos cubanos. O novo edital foi publicado nesta terça(20) no Diário Oficial da União pelo Ministério da Saúde. Veja edital completo.

Na publicação, a maioria dos municípios do Piauí são classificados como Extrema Pobreza. Os novos profissionais devem substituir os cubanos que estão nestas cidades desde o início do programa em julho de 2013.

Inicialmente, estão abertas vagas para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país. Os profissionais podem se inscrever no site maismedicos.gov.br.

A previsão é de que um grupo comece a trabalhar no próximo dia 3 de dezembro. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que a preocupação é garantir a chegada imediata dos profissionais nos locais em que haverá vagas.

Serão ofertadas 8.517 vagas e os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde.

Como há vagas em áreas distantes, será repassada ajuda de custo para o médico que solicitar. Além do requerimento, o profissional deverá anexar comprovantes de residência no local.

Veja os municicípios