Na tarde do dia 25 de outubro de 2018, mais uma chapa foi registrada na disputa pela Presidência da OAB-Piauí. Trata-se, no caso, da Chapa 2, denominada “SOMOS OAB”.

A chapa em questão deriva da união de dois grupos que vinham anunciando pré-candidatura já há algum tempo: os grupos até então comandado pelos advogados Carlos Henrique e Sarmento.

Entre os advogados, figuram três juristas com atuação na cidade de Altos: Dr. Francisco Marques da Silva Filho (Conselheiro Seccional - Titular), Dra. Emilleny Rodrigues de Morais (Conselho Fiscal da CAAPI – Suplente) e Dra. Denize de Maria Dias Gomes e Silva (Secretária Geral Adjunta).

A chapa 2, “Acredita OAB: Rumo Novo”, é comandada pelo advogado Carlos Henrique de Alencar Vieira (38 anos). Inscrito na OAB-PI sob o número 3778, é conhecido por atuar na área trabalhista.Candidato pela oposição, possui escritório próprio na zona Leste de Teresina: “Carlos Henrique de Alencar Vieira Advogados Associados”. Tem como candidata a vice-presidente da Ordem Daniela Freitas, advogada criminalista e professora universitária.

Na noite do dia 25 de outubro foi realizada ainda a cerimônia de lançamento do Comitê da Chapa, em Teresina, Piauí. O evento contou com a presença de alguns advogados altoenses. Segundo o Dr. Francisco Marques da Silva Filho, um dos altoenses que compõem a chapa, “São muitas as dificuldades enfrentadas pelos advogados piauienses no cotidiano dos fóruns. Em Altos isso não é diferente. A advocacia altoense vive abandonada pelo atual gestão da OAB Piauí, que não auxilia de forma eficaz os advogados em suas necessidades representativas junto ao Judiciário, ficando os mesmos sem voz ativa, mesmo sendo uma profissão de suma importância no estado democrático de direito, pois exercemos função essencial à administração da justiça e não existe, ao menos na lei, nenhuma hierarquia entre advogados, juízes e membros do Ministério Público. Os grupos de situação já tiveram sua oportunidade e não conseguiram atender às nossas expectativas, muitos deles até mesmo desconhecem as dificuldades enfrentadas pela maioria dos advogados no dia-a-dia dos fóruns. Precisamos de pessoas dispostas a fazer valer as prerrogativas do advogado de modo que possamos exercer nossa profissão como garante a nossa Constituição Federal. Eu acredito nesse grupo e por isso os apóio e peço o apoio dos advogados de Altos, eis que esta é a única chapa em que nossa cidade está bem representada”.

Na próxima quarta-feira, dia 31 de outubro de 2018, representantes da Chapa oferecerão um café da manhã, a partir das 8 horas, para apresentar suas propostas aos advogados altoenses, o que deve ocorrer na Panificadora Delícia.




Por Terceiro Gil