Hoje (30) foi um dia de festa no Centro Municipal de Educação Infantil Ladeira do Uruguai. A escola completa 17 anos e decidiu comemorar a data destacando a leitura e resgatando um pouco da cultural regional.

Os 105 alunos entre 2 e 5 anos de idade conheceram em sala de aula o livro “Pote de mel”, do escritor piauiense Cacá Silva. As crianças se apaixonaram pela obra que conta um pouco da infância na década de 80, época de brincadeiras e costumes diferentes da atualidade. O autor participou da ação no CMEI e até topou uma roda de conversa sobre o livro.

“É um prazer enorme estar entre as crianças, saber que meu livro foi objeto de estudo na escola”, destacou Cacá Silva. Para ele, a homenagem é o reconhecimento de um trabalho que valoriza nossa terra. “Retrato no livro um pouco do que é brincar sem tecnologia, dentro de outro contexto do Piauí, e fico feliz em saber que as crianças tiveram acesso a essas informações, conversaram sobre os costumes e foram apresentadas a objetos daquela época. É uma bela iniciativa da escola, esse resgate cultural”, elogia.

Segundo a diretora Maria do Perpétuo Socorro, o contato com o autor desperta interesse nas crianças. “Os alunos vivenciaram momentos de descobertas com essa obra. Com a oportunidade de conhecer o autor de perto, ficaram ainda mais empolgados, desejando escrever também”, conta.

O estudo do livro “Pote de Mel” ajudou, ainda, no desenvolvimento de habilidades, passando por todas as disciplinas. A leitura envolveu vocabulário, linguagem oral, escrita, noções de formato, cores e textura, além de socialização com modelagem, dramatização e desenhos.

A Júlia Ribeiro tem só seis anos e não tem dúvidas de que esse foi o melhor livro que já leu. “Gostei muito da história e das ilustrações, quase não acreditei quando vi o autor na minha frente”, disse a menina, que aproveitou para fazer inúmeras perguntas pessoalmente.

A artista plástica Dora Parentes também marcou presença na comemoração. A programação incluiu apresentação de dança regional, leitura, exposição de objetos da época retratada no livro e corte do bolo.


Fonte: SEMEC