Criada no Povoado Atalaia, a quadrilha Fogo Quente iniciou suas atividades no ano de 2007, ainda como um grupo amador, com o intuito de brincar o São João e animar a comunidade. Em 2016, a quadrilha se profissionalizou, passando então a competir nos principais festivais do estado, sempre como representante de Teresina, município a  qual o Povoado Atalaia faz parte.

No ano de 2018, a quadrilha toma um novo rumo, agregando diversos brincantes da cidade de Altos e unindo a sua diretoria o projetista e marcador Adriano Almeida.

Na Federação Piauiense de Quadrilhas (FEPIQ) a quadrilha passa a ser também uma das  representante da cidade de Altos.

Em meados de maio deste ano, visando a ampliação de ambos os projetos, a quadrilha decide unir-se com a Associação Cultural Matutos Elegantes, da cidade de Campo Maior, formando a 2° maior quadrilha junina do estado em quantidade de participantes e com a denominação "FOGO QUENTE ELEGANTE".

Desde então, o grupo vem obtendo resultados satisfatórios e trazendo a cidade títulos como o de vice-campeã dos festivais  de Barras, Nossa Senhora dos Remédios e José de Freitas -, além de se consagrar a segunda melhor quadrilha do território dos Cocais (norte do Piauí).

O grupo conta com dois marcadores, que foram eleitos os melhores marcadores do estado do Piauí no concurso Cidade Junina; premiações como melhor rainha; melhor regional e está no TOP 5 das melhores quadrilhas do estado, ocupando a 4° posição.

Segundo a direção, o segredo para o bom resultado do grupo “é a vontade de cada participante tem de crescer e, claro, investir em um projeto que fosse realmente possível executar. Sonhando alto, porém, com a prudência de não tirar os pés do chão".

Nesta quinta-feira (12/07) a quadrilha se apresenta no VI Festival São João na Roça, em Altos, no Calçadão da Praça Cônego Honório.




Fonte: Assessoria