Um agente penitenciário da Colônia Agrícola Major César, em Altos, município localizado a 40 km de Teresina, está sendo investigado por extorsão. De acordo com informações colhidas pelo Jornal Meio Norte, um agente da penitenciária ficava com o cartão de aposentadoria de presos aposentados e fazia retiradas.

De apenas um preso teria sido retirado mais de R$ 9 mil, caso que levou a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) a abrir um processo administrativo para apurar a questão. Em nota, a Sejus informa que um relatório final sobre o caso está previsto para os próximos 30 dias.

A sindicância administrativa foi aberta pelo próprio secretário de Justiça, Daniel Oliveira, no dia 5 de abril. A investigação vai apurar as denúncias que estão concentradas em um único agente penitenciário da unidade. A confirmação do crime depende do fim das investigações.

José Roberto, presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), comunicou à imprensa que a diretoria não corrobora com casos de corrupção e que isso não é uma problemática exclusiva de agentes penitenciários.

Fonte: Jornal Meio Norte
Foto: Marcelo Cardoso/GP1