A programação para a festa de aniversário dos 95 anos da cidade de Altos também terá espaço para o lançamento de livros de jovens escritores altoenses. O evento ocorrerá no Centro Artesanal e Cultural Poeta Zé da Prata (antigo Mercado Público).

Antes do lançamento, alunos da rede municipal de ensino farão o Recital “Poemas de Amor à Terra”. No mesmo espaço acontecerá uma exposição de telas a óleo do artista plástico Cacá Silva.

Sobre o livro, intitulado “Pote de Mel”, Silva adiantou um pouco de sua obra da forma literária Infantojuvenil.

“Terra do sol. Eu fui uma criança nos anos 80 e tive o privilégio de interagir e conviver com uma sociedade que conservava relíquias das antigas fazendas piauienses: a casa de adobo, o pote d água, o banquinho de couro, o teto feito de carnaúba, o gibão de couro, a criação de bode, entre outros. O Piauí é uma sociedade com características peculiares - dialetos, costumes, tradições, alimentações e suas relações pessoais herdadas do ‘patrão e o vaqueiro’. Estas dádivas nutrem nossas concepções de ver e de se relacionar com o mundo. E que é mal interpretada pelo Brasil. A força motriz da terra do sol nasceu da curiosidade, do silêncio profundo e do desejo de viver. Ninguém, de fora do Piauí, sabe o quanto o piauiense gosta da alegria e da vida. Pergunte a um deles ou tente entender lendo este conto infantil, que viaja pelas heranças do Piauí. Afinal, nós amamos a vida e o sol!”., descreve.

O trabalho de Nino Dourado consiste numa importante biografia/literatura de um grande personagem da história de Altos. Nino falou um pouco sobre a proposta do livro "Benedito Pestana: o pai do jornalismo altoense".

“O livro propõe dar visibilidade a vida e a produção literária de Benedito Pestana (1879-1965), assim como as suas contribuições para Altos. O livro é uma biografia, mas também constam no volume poesias, contos e outros, além da genealogia da família Pestana (1861-2017). O momento é de comemoração, o sentimento é de uma missão realizada. Espera-se que a população altoense possa conhecer melhor deste importante personagem de nossa história”, destaca.

O evento está marcado para começar às 10:30h desta quinta-feira (12).