Debaixo de chuva fina, Altos e ABC empataram em 1 a 1 pela segunda rodada da Copa do Nordeste 2019. O jogo aconteceu na noite deste domingo (27), no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI).

Apesar do domínio de bola do Altos ser maior, o primeiro tempo teve mais chances de gol do ABC. A primeira delas foi logo aos 16 minutos, com uma cobrança de falta do zagueiro Henrique. A bola desviou na barreira e o goleiro Andrade caiu no seu canto direito para defender.

A melhor chance, no entanto, veio aos 34 minutos. Depois da cobrança do lateral no lado direito, Neto recebeu na pequena área, saiu de três marcadores e tocou para trás. Guedes recebeu o passe sozinho e chutou, mas o goleiro Andrade defendeu.

O Altos só ofereceu real perigo aos 41 minutos, quando Júnior Paraíba chutou cruzado da direita e forço o goleiro Edson a defender em dois tempos.

Na volta do intervalo, o ABC abriu o placar. Aos dois minutos, na cobrança de escanteio, o zagueiro Henrique nem precisou subir muito para cabecear: 1 a 0.

A pressão continuou. Aos 11 minutos, Adalberto recebeu lançamento em profundidade, se livrou da marcação de Ademir e chutou em cima do goleiro Andrade.

O técnico Leandro Campos se viu forçado a intervir. Ancelmo, que começou a temporada como camisa 10 do Altos, começou o jogo no banco. Aos 13 minutos, o meia entrou no lugar do volante Sidney.

Não demorou muito para o time piauiense reagir. Aos 15 minutos, Manoel fez jogada individual, tocou para Ancelmo, que lançou Luísão na grande área. O camisa 11 chutou e o goleiro do ABC deu rebote. Tiaguinho aproveitou e mandou para o gol, mas o auxiliar apontou impedimento do lateral do Jacaré. 

O gol do Altos parecia próximo. Aos 20 minutos, Amorim cruzou na grande área e Eder Guerreiro cabeceou com perigo.

Leandro Campos viu que precisava fazer mais. Tirou o camisa 10 Éder Guerreiro e colocou o lateral esquerdo Wesley. Com isso, Tiaguinho deixou a posição para jogar mais avançado.

Mas o gol de empate nem veio por conta dessa mudança. Aos 26 minutos, Ancelmo cobrou escanteio e o zagueiro Ramon subiu para marcar de cabeça: 1 a 1.

Os minutos finais foram de tensão: os chutes de fora da área de Ancelmo e Jorginho - que entrou no lugar de Manoel; e a finalização de Ramon, rebatida pelo goleiro, seguida pelo chute de Júnior Paraíba, levantaram a torcida. O goleiro Edson começou a escrever seu nome como destaque da partida.

Na próxima rodada, o Altos vai a Fortaleza (CE) enfrentar o Ceará, no dia 9 de fevereiro. Antes disso, o ABC visitará o Santa Cruz, em Recife (PE), no dia 2.

Incidente

Na reta final do primeiro tempo, uma confusão tomou conta do lado reservado para a torcida do ABC. Um torcedor foi agredido por suspostamente tentar tomar a faixa trazida pelos potiguares para o Lindolfo Monteiro. O jovem foi espancado com socos até serem contidos por policiais militares.

Fonte: Cidade Verde/Fábio Lima