A superintendência de fiscalização dos serviços de geração da Aneel decidiu suspender nessa quarta-feira, 10 de junho, a operação comercial de 76 unidades geradoras de 11 centrais termelétricas localizadas no Ceará e no Piauí, todas outorgadas à empresa Enguia. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, por meio do despacho nº 1.673.

Segundo o processo, as usinas Aracati, Marambaia, Baturité, Nazária, Caucaia, Campo Maior, Crato Altos, Enguia Pecém, Iguatu e Juazeiro do Norte foram classificadas como potencialmente inoperantes, devido ao baixo desempenho para produção energética demonstrada durante o período de avaliação da Agência, realizada no ano passado, e que atestou a impossibilidade das UTEs atenderem aos despachos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), seja pelas condições dos equipamentos ou pela falta de pessoal técnico habilitado a operar os empreendimentos.

Obtidas a partir de grupos moto-geradores a óleo diesel, essas térmicas foram implementadas em 2002 para minimizar os impactos da crise que culminou com o racionamento de energia naquela época, atendendo a contratos no âmbito do Programa Emergencial Brasileiro de Energia Elétrica.

Fonte: Canal Energia
Foto: Reprodução