A Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, gestores municipais, vereadores e representantes da sociedade civil, realizou uma reunião para avaliação do Plano de Ação do Selo Unicef 2017-2020 no município de Altos.

“Durante o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado no ano passado, nós estabelecemos 11 indicadores sociais que compõem a metodologia do Selo. Baseado na realidade de cada setor, os indicadores estão trabalhados em oficinas e debates para elaborar as estratégias. E essa reunião realizada hoje tem o objetivo de analisar tudo que vem sendo feito nesse sentido”, comenta Francisca Ribeiro, articuladora do Selo Unicef em Altos.

“São ação de suma importância para a efetivação das ações em prol das crianças e adolescentes altoenses. Estamos com um bom ritmo de atividades e esperamos intensificá-las ainda mais com a ajuda dos cidadãos e de todos os órgãos envolvidos”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Leal.

Selo Unicef

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e está articulado com o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais.

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.