Na raça, com gol de Éder Guerreiro no fim da partida, o Altos venceu o 4 de Julho por 2 a 1 e se garantiu na sua terceira decisão de Campeonato Piauiense, para frustração da torcida do Colorada, que lotou o estádio Ytacoatiara, na manhã deste domingo (7).

Em Piripiri, o Altos precisava vencer a partida para reverter a vantagem dos donos da casa, que fizeram melhor campanha na fase classificatória e jogavam pelo empate. O desafio era maior porque o Jacaré ainda não havia vencido o 4 de Julho nesta temporada - foram três empates em 1 a 1, incluíndo o jogo de ida da semifinal.

O bicampeão piauiense pressionou durante todo o primeiro tempo e abriu o placar na reta final, com Ancelmo. Aos 43 minutos, em bela jogada, ele deixou o zagueiro Leandro no chão e chutou forte.

Na volta do intervalo, a pressão estava do lado do 4 de Julho, mas ela durou apenas 11 minutos. Foi o tempo suficiente para Ted Love aproveitar a bola na cobrança de escanteio e empatar a partida.

O que se viu depois disso foi um 4 de Julho se segurando a todo custo para manter o empate. O Altos usava todos os recursos, em meio ao gramado enlameado do Ytacoatiara. Quando não esbarrou no goleiro Fábio Lima, o time altoense viu o zagueiro Gilmar Bahia tirar a bola e impedir o gol.

Os comandados de Paolo Rossi só suportaram a pressão até os 44 minutos do segundo tempo, quando Éder Guerreiro, que começou a partida no banco de reservas, fez o gol da vitória.

A arbitragem ainda deu sete minutos de acréscimo, por conta das substituições e de uma parada para hidratação dos atletas. O 4 de Julho ainda assustou em dois lances, mas o time não tinha mais pernas para arriscar algo mais.

Classificados
Finalistas, River e Altos garantiram vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Em caso de acesso para a Série C neste ano, a vaga na Série D vai para o 4 de Julho, que termina o Campeonato Piauiense na terceira posição. 

Melhores do Piauí no ranking nacional, os dois times também estão garantidos na Copa do Nordeste 2020. Quem for campeão piauiense, vai para a fase de grupos. O vice-campeão terá de jogar a fase preliminar, ainda neste ano.

Vale título
As finais acontecerão nesta semana. Na tarde de quarta-feira (10), o Altos recebe o River, no Felipe Raulino. No domingo (14), o jogo de volta no Albertão. Os horários ainda serão confirmados pela Federação de Futebol do Piauí (FFP).

Fonte: Fábio Lima - Na Esportiva/Cidade Verde
Foto: Luis Júnior - A.A.Altos