A prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, restabeleceu o atendimento médico nos postos de saúde da família da zona rural e zona urbana do município. De acordo com a secretária de Saúde Danielle Pinheiro, apenas quatro dos 13 postos existentes funcionavam na gestão anterior.
“Encontramos os postos completamente abandonados, sem médicos, sem medicamentos, sem técnicos em enfermagem, sem atendente de consultório, dentre outros problemas. Em 20 dias de gestão, contratamos profissionais de medicina e restabelecemos plenamente o atendimento. Isso demonstra o compromisso da prefeita Patrícia Leal com a Saúde de Altos”, destaca Danielle.
A secretária ressalta que o funcionamento dos postos já reflete na diminuição da demanda do Instituto de Saúde José Gil Barbosa, tendo havido uma redução de pacientes de atenção básica, concentrando os atendimentos principalmente de pacientes em caráter de urgência.
Danielle Pinheiro acrescenta, ainda, que o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), que estava há quatro meses desativado, voltou a funcionar. “Contratamos psiquiatra, enfermeira e demais profissionais da equipe médica para atender no local”, pontua.
Confira os locais e médicos das unidades de saúde da família em funcionamento:
Zona Urbana
1- Bairro São José – Médica: Drª Gabriela
2- Bairro Maravilha – Médica: Drª Lúcia
3 - Bairro São Luís – Médico: Dr Emanoel
4 - Bairro Tranqueira – Médico: Mário Raulino
5 - Bairro Boca de Barro – Médico: Dr Tiago
6 - Bairro Bacurizeiro – Médico: Dr James
7 - Bairro Boa Fé – Médica: Drª Luanda
Zona Rural
8 – Localidade Quilombo – Médico: Dr Jefferson
9 – Localidade Prata – Médica: Drª Isabela
10 – Localidade Bom Passar – Médico: Dr Erlan
11 – Localidade Barrinha – Médica: Húria
12 – Localidade Estrela do Norte – Médica: Drª Maria Teresa
13 – Localidade Bom Gosto – Médica: Drª Arleni
Posto de Saúde do Bairro Tranqueira, em Altos
Fonte: Ascom