O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) divulgou na segunda-feira (7) uma nova lista com os nomes dos gestores municipais e estaduais condenados pela Corte nos últimos oito anos e que podem se tornar inelegíveis nas eleições de 2016. A relação com 139 folhas será enviada para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
De acordo com a nota oficial, a lista contém os nomes dos gestores que tiveram suas contas reprovadas e/ou julgadas irregulares. O resultado das prestações de contas perante o TCE-PI pode levar o gestor a se tornar inelegível por decisão da Justiça Eleitoral.
Do município de Altos, a 40 km de Teresina, constam os nomes do ex-prefeito José Batista Fonseca e de sua filha, Sandra Solange Bastos Fonseca Costa. As irregularidades são pertinentes às contas de gestão e do Fundo Municipal de Saúde, respectivamente, no ano de 2005.
Somente em 2015, o Tribunal de Contas do Estado passou a investigar as irregularidades dos gestores de 63 prefeituras e 23 câmaras no Piauí. As principais falhas encontradas são referentes às prestações de contas e pode acarretar no bloqueio dos recursos municipais, até que a situação seja devidamente regularizada.
Para o conselheiro substituto Jailson Campelo, a maior parte dos casos de irregularidades na prestação das contas é oriunda das pequenas cidades do interior. Ele pondera que existe uma carência de profissionais nessas cidades, o que é bastante alegado pelos gestores municipais, e que isso contribui para as falhas.
"Em muitos casos os gestores extrapolam o limite dos erros formais e chegam até mesmo a cometer irregularidades que incidem em crimes, como superfaturamento de obras, a não realização de projetoas, notas fiscais que não correspondem às operações que realmente ocorreram e a não aplicação dos recursos mínimos em saúde e educação", declarou.
Fonte: G1
Edição: Portal Altos
Foto: Yara Pinho