O governador Wellington Dias (PT) anunciou na noite desta quarta-feira (3) a ampliação do horário do toque de recolher estabelecido por decreto na semana passada. A partir desta sexta-feira (5), passa a valer o horário de 22h às 5h. Até está quinta-feira (4), a população ainda poderá circular nas ruas até 23h. 

Em entrevista ao Jornal Cidade Verde, o governador explicou as medidas e o motivo da necessidade de enrijecer as regras. 

"Teremos duas importantes mudanças, a primeira é essa do toque de recolher que era de 23h e agora de 22h às 5h. Dia de sábado e domingo permanecem as regras anteriores sabendo que, como o toque de recolher foi antecipado, por exemplo, a atividade que funcionava até as 22h como bares e restaurantes, agora é até às 21h", explicou o governador.

Wellington Dias anunciou mudanças também nas atividades públicas. "Estamos colocando o limite para funcionamento das atividades públicas, ou seja, serviços do Estado e município, recomendamos também para area federal, vão trabalhar com serviço presencial até 30%. O restante vai ter que se adequar para trabalhar de forma virtual", declarou o governador.

O decreto de medidas restritivas, que terminaria nesta quinta, passa a valer agora até o dia 15 de março. 

"Com a medida que já adotamos conseguimos uma vitória, pois hoje foi apresentado um estudo feito pela Fiocruz e pela Universidade Federal do Piauí onde mostra que a gente teve um crescimento muito mais acelerado, e agora a gente tem estabilidade só que em um patamar muito alto. Tem que adotar medida ou vamos seguir com indice de mortalidade muito alto. Qual o objetivo? Reduzir adoecimento para poder reduzir pressão da rede hospitar. Menos gente doente, menos internação e menos óbitos", detalhou o governador.

O estado passa por seu pior momento desde o início da pandemia há quase um ano. O Piauí fechou o mês de fevereiro com 287 mortes por covid-19. É o maior número desde setembro do ano passado, quando foram registrados 284 óbitos. 

Os dados são da Secretaria de Saúde do Piauí. Segundo a Sesapi, a média em fevereiro foi de 11 e nos dois primeiros dias de março foram 35 óbitos e média já subiu para 15 obitos diários.

Fonte: Cidade Verde/Pâmella Maranhão