Sábado passado (05) estive em Altos no jogo Altos 2 x 0 Picos pelas finais do Campeonato Piauiense da Segunda Divisão e na oportunidade alguns torcedores nos abordaram manifestando a sua satisfação pelo fato do goleiro Tiago Cardoso haver conquistado com o Santa Cruz de Recife a classificação para a Série A do Campeonato Brasileiro. Plenamente justificado o entusiasmo dos altoenses porque o grande goleiro é natural de Altos, onde nasceu no dia 8 de maio de 1984. Está com 31 anos.
Tiago Cardoso despontou para o futebol nas categorias de base da Sociedade Esportiva Tiradentes em 1999. No ano seguinte foi para o Juazeiro do Estado do Ceará, onde assinou o seu primeiro contrato de profissional. Na temporada de 2001, com apenas 17 anos, já estava no Ceará. No mesmo ano foi para o Atlético Paranaense, participando da campanha do título brasileiro pelo Furacão.
Esteve emprestado ao Grêmio Maringá para a Série C e retornou ao Atlético para ser campeão paranaense de 2005. Mais uma transferência aconteceu em 2007, agora para o Fortaleza, sendo bi-campeão cearense em 2007 e 2008. Em 2009 defendeu a meta do ABC do Rio Grande do Norte.
Em 2011 o goleiro piauiense chegou ao Santa Cruz e na mesma temporada conquistou o título de campeão pernambucano pelo Tricolor do Arruda, sendo considerado o craque do ano. Com ele na meta o Santinha ficou em segundo lugar na Série D,conquistando o acesso para a Série C em 2012, passando a ser ídolo da maior torcida do futebol de Pernambuco. Mais um título, o de bi-campeão em 2012, com destacada atuação na final com o Sport.
Em 2013 Tiago Cardoso fez sucesso na jornada do Santa Cruz, tri-campeão do Estado e no acesso da Série C para a B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Betim de Minas Gerais na final e com o goleiro de Altos "pegando tudo". Junte-se à jornada vitoriosa, o título nacional da Série C.
Com certeza, Tiago Cardoso conquistou lugar entre os maiores ídolos da torcida do Santa Cruz de Recife por suas atuações sensacionais e pelos 4 títulos de campeão pernambucano, 2 acessos e um título da Série C. Neste ano de 2015 a vitoriosa carreira do goleiro nascido em Altos foi enriquecida com suas atuações na campanha do Tricolor do Arruda até conquistar o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Dois outros goleiros piauienses atuaram no futebol pernambucano: Batista na meta do mesmo Santa Cruz e também no América e Toinho como titular do Sport nos anos 70, quando o rubro-negro da Ilha do Retiro formou um dos maiores times de sua história.
Tiago Cardoso é chamado pela torcida tricolor e pela imprensa de Pernambuco de "O Paredão do Arruda".
Fonte: Dídimo de Castro/Cidade Verde