As autoridades em saúde do Piauí investigam 105 casos suspeitos da Febre Chikungunya no estado. A informação é da Secretaria de Saúde do Piauí. São 93 suspeitas em Teresina, 6 em Altos, 2 em Picos e um em cada nas cidades de Aroazes, José de Freitas e Pedro II.

O diretor de vigilância em saúde da Sesapi, Hérlon Guimarães, explica que os casos não são notificados e sim suspeitos e que o material coletado nas pessoas que apresentaram os sintomas da doença estão sendo analisados pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.

"O estado não possui nenhum caso de Chikungunya. O que existe são casos clínicos de dengue que são avaliados de forma diferenciada, nesse caso, para a febre Chikungunya também", explica.

Apesar de não existir casos notificados, o diretor explica que o protocolo de atendimento dos casos suspeitos é o mesmo da dengue. "Que é o de diminuir as complicações como febre, dor de cabeça e podem aparecer manchas avermelhadas", conta.

Casos suspeitos notificados em Altos

Em Altos, a 40 Km de Teresina, o Secretário de Saúde, Nerirrony Lacerda, informou que o município tem realizado campanhas de prevenção da Dengue e Febre Chinkungunya. Para tanto, em razão do estado de alerta, uma força-tarefa será realizada com o objetivo de reduzir a incidência de casos. “Temos essa preocupação e estamos atentos ao problema. Nossos agentes de combate às endemias não param e todos estão cumprindo as orientações. No entanto, reitero que o controle dessas doenças não depende exclusivamente das autoridades públicas, mas da ação de toda a população", observou.

Sintomas da Febre Chikungunya

Os sintomas da Febre Chikungunya são característicos de uma virose, e portanto, inespecíficos. Os sintomas iniciais são febre acima de 39º, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.


Fonte: Cidade Verde
Edição: Portal Altos