Tradicionalmente o mês de Maio é muito forte na Igreja Católica. Em Altos, o mês Mariano é muito especial. O pároco da Igreja Matriz de São José, Padre Claudinei, falou ao Portal Altos sobre as atividades realizadas pela Igreja nesse mês.
Claudinei informou que por todo o mês de Maio, 30 coordenadores de grupos da igreja reúnem-se em residências diferentes e rezam o terço. Esta atividade mobiliza centenas de pessoas, pois cada coordenador trabalha com 30 famílias, totalizando 900 reuniões no final do mês.
Nestas atividades alimentos perecíveis foram arrecadados e doados ao Lar São Vicente, que é uma entidade filantrópica localizada no bairro São Luis.
Padre Claudinei disse que pôde constatar uma devoção muito grande a Nossa Senhora de Fátima, e por conta disso, resolveu instituir o dia 13 de cada mês para a realização de uma missa as 12:00h à Nossa Senhora de Fátima, assim como já acontece a missa a São José nos dias 19 de cada mês.
Foi em 13 de maio de 1917 que Nossa Senhora de Fátima apareceu pela primeira vez aos 3 pastorinhos. Depois, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.