O projeto “Rabeca de Natal” – caravana que está a percorrer 30 municípios do Piauí - que se iniciou de 16 de dezembro e vai até o dia 14 de janeiro, se apresentou hoje (10) na cidade de Altos. Rabequeira Wânia Sales e o Grupo Valor de PI tocaram músicas tradicionais natalinas e homenagiaram poetas da cultura popular, como: Luis Gonzaga, Sinvuca, Domiguinhos, Jackson do Pandeiro e João do Vale.
Grupo Valor de Pi na apresentação da Rabeca de Natal.
Apresentação do Bumba-meu-boi.
Apresentação de Reisado.
A Caravana da Rabeca do Natal é um projeto que conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), com o apoio do Banco do Nordeste e do deputado Fábio Novo. A produção do projeto é da artista Nayara Fabrícia. Compõem o quadro artístico nas apresentações da Rabeca Natalina Vagner Ribeiro e Grupo Valor de Pi, com os artistas Wânia Sales, Marcelo Lipi, Caetano Salitre e Zaqueu Sousa.
Crianças atentas à apresentações do Reisado.
Apresentação de Reisado.
Em Altos a apresentação ocorreu no adro da Igreja Matriz de São José. Cerca de 600 pessoas assistiram ao espetáculo.
“Muito interessante o resgate da nossa cultura nas comunidades do interior do Piauí, pois a apresentação resgata muita coisa da nossa cultura popular como as músicas do nosso reisado” relatou o professor Sérgio Morais, editor do Portal Altos.
As crianças que se fizeram presentes ao evento festejaram com muita alegria as apresentações, destacando a dança do Reisado, onde se apresentaram as personagens bumba-meu-boi, a burrinha, o jaguará e o careta. Ao final das apresentações as crianças foram contempladas com brinquedos.
Apresentação do Jaguará.
Criançada invadindo o palco montado no ádrio da Matriz de São José, após encerramento da Rabeca de Natal, a fim de cumprimentarem os artistas.
Lamenta-se que um projeto de resgate da cultura popular deveria ser realizado pelo poder público municipal através do Departamento de Cultura do município, porque em Altos se tem elementos culturais como o pastoril, reisado entre outras culturas populares, sendo que os munícipes ficam a espera de ações do governo estadual enquanto aqui se tem intelectuais como Carlos Dias que é uma verdadeira "enciclopédia cultural" capaz de fomentar e possibilitar realizações culturais para o engrandecimento cultural do povo altoense.
Valdir e Zeza Doca, 93 anos de conhecedor da cultura popular, ao lado do artista
e pesquisador Vagner Ribeiro.
Por Gilberto Damasceno/GP1