A Moinho Piauí é o primeiro empreendimento de melhoramento do grão de trigo no estado. A indústria, que pertence a investidores argentinos, fica localizada na cidade Altos, às margens da BR-343.

De acordo com o site Portal de Olho, 95% da mão de obra utilizada na Moinho Piauí é altoense. Atualmente a empresa trabalha com 32 funcionários diretos. “A nossa meta é gerar mais emprego e renda para o Piauí”, destaca Frederico, um dos acionistas argentinos da indústria.

Entre a farinha de trigo de excelente qualidade, e do próprio farelo do grão, a unidade tem capacidade para produzir 32 toneladas por dia. Os números fazem da indústria a maior fornecedora do Piauí da matéria prima utilizada na produção de diversos tipos de massas, principalmente na fabricação de pães.

Os investimentos para a instalação da indústria ultrapassaram os R$ 6 milhões. Em funcionamento, os empresários também gastam com importação, haja vista que todo o trigo utilizado no moinho altoense é trazido da Argentina. Os grãos ficam em container´s que são descarregados no Porto do Pecém, no vizinho estado do Ceará. De lá são transportados por meio de caminhões até a cidade de Altos.

A Moinho Piauí já está em funcionamento no município há mais de um ano, mas a inauguração oficial deverá acontecer no mês de outubro.






Com informações do Portal de Olho
Edição: Portal Altos