O Sindicato dos Servidores Municipais de Altos - Sindserm tem um novo Presidente. Numa eleição considerada tranqüila, em que o favoritismo contava a favor do ex-presidente da categoria, Valdevan Solano foi eleito nesta quinta-feira (15), com 214 votos, o que representa 53,9% dos votos válidos. O segundo lugar ficou para o atual Presidente, José Brasilino dos Santos (J. Santos). Ele teve 106 votos, uma margem de 26,7%. Com apenas 77 votos, Antonio Campelo, atual Presidente do PT-Altos, que já chegou a ser Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), ficou em terceiro lugar no certame com 19,4% dos sufrágios válidos. De um total de 491 filiados, votaram 397 eleitores. A abstenção na eleição de ontem foi considerada baixa. Apenas 94 eleitores deixaram de comparecer para votar na eleição do Sindserm. O resultado das eleições confirmou amostragem de enquete feita por um dos prestigiados portais da cidade, apesar das intensas críticas.
Valdevan Solano é servidor municipal desde 1992, e conta com várias conquistas na carreira sindical. Dentre outras, ele contabiliza o pagamento do 13º salário à totalidade dos servidores da municipalidade em 2002, a criação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Altos, bloqueio do FUNDEF e o FPM do município para regularizar pagamento dos servidores com até três meses de atraso, na gestão da então prefeita Elvira Mendes e a construção do Clube Social, ainda inacabado. Com a categoria, ele pretende finalizar as obras.
Sobre a vitória, Valdevan Solano disse que “Quem ganhou foram os servidores. Estou agradecido a Deus e aos servidores do município de Altos pela confiança. Minha bandeira de luta é a defesa dos direitos dos servidores”, pontuou o novo Presidente do Sindserm-Altos. Numa solenidade simples de comemoração na casa da mãe, na Rua Jaime Rosa, ladeado pelos companheiros de chapa, disse que vai acompanhar diariamente todos os processos que se encontram na justiça. Dentre eles, o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos de Altos, o Adicional Noturno da Guarda Municipal, Pagamentos dos Servidores até o 5º dia útil e a Ação referente ao não pagamento dos professores no mês de Dezembro de 2000, ações impetradas em sua gestão como presidente. “Vamos trabalhar com Experiência, Coragem e Trabalho para gerar mais resultados em defesa dos servidores”, pontua Solano.
“A campanha político-sindical já terminou. Quero convidar os candidatos das Chapas 02 e 03 para somar forças com a diretoria eleita, e assim possamos ter mais força para lutarmos pelos direitos da categoria”, explicou o novo dirigente sindical. No final, reforçou que a cidadania é fruto da luta de todos. “Juntos vamos ingressar na justiça com Ação de Implantação do Abono de Permanência dos Professores, estabelecida pela Emenda Constitucional 41/2003. Também vamos pedir a restituição dos valores descontados no período da última greve acontecida na atual gestão municipal”, finalizou o candidato eleito.
A posse da nova diretoria do Sindserm-Altos tem data prevista para 15 de outubro, em local ainda a ser definido.
Por Roberto Ribeiro
Fonte: Portal Acesse Altos