Em Altos, a 40 Km de Teresina, o Grupo Esperança Viva (GEV), dá seus primeiros passos no sentido de tentar recuperar dependentes químicos do município. O GEV é um grupo de autoajuda, ligado às “Fazendas da Esperança”, formado por pessoas que conseguiram se libertar do vício das drogas.

Jailson Gomes, de 27 anos, é um dos organizadores do grupo no município. Ele mora em Altos e conta que foi usuário por quase quatro anos. “Graças a Deus consegui sair desse mundo sombrio. E isso já faz bastante tempo. Desde então, realizo este trabalho que tem como objetivo principal recuperar dependentes químicos”.


Jailson Gomes

Além da proposta relacionada à reabilitação de usuários, Jailson acrescenta que o grupo também acolhe as pessoas que tiveram experiências exitosas para que possam viver aquilo que aprenderam na Fazenda. “Considero como uma espécie de terapia. Na medida em que nos reunimos e compartilhamos o que aprendemos, nos distanciamos daquilo que é ruim. E o principal - essas pessoas que chegaram há pouco se familiarizam e certamente não terão tanta dificuldade na Fazenda”, explicou.

O segurança Júnior Dias, de 37 anos, também faz parte do GEV. Ele viveu por doze meses na Fazenda e há quatro anos participa do movimento. O segurança referenda a família como parte fundamental no processo de recuperação do dependente. “A família sempre deve está presente dando total atenção. Não tenho dúvidas que o amor, esse sentimento criado por Deus e que move tudo, representa o principal ingrediente para a reabilitação”, destacou.


Júnior Dias

Júnior Dias relata que usou drogas por quase duas décadas e que seu primeiro contato aconteceu ainda na adolescência. “Não tenho vergonha de falar do passado. De fato, foram quase 20 anos nesse mundo de pouca sobriedade. Mas hoje, graças a Deus estou bem. Aos poucos, a sociedade nos aceita e até já consigo trabalho. Estou feliz.”, afirmou.

Em Altos, os encontros do GEV acontecem aos sábados, a partir das 19h no Centro Catequético, ao lado da residência do pároco da Igreja Matriz de São José.

Na página oficial da “Fazenda da Esperança” constam mais informações sobre o Grupo Esperança Viva. O site pode ser acessado no endereço http://www.fazenda.org.br/esperanca_viva/.