Uma cidade cheia de riquezas culturais e gastronômicas. Nesta edição, o quadro ‘Isso é Piauí’ mostra as potencialidades da cidade de Altos, município conhecido como capital da manga. No local, a fruta rende receitas deliciosas quando está nas mãos da confeiteira Toinha Clemente, ela faz vinte diferentes tipos pratos com manga.
O Programão descobriu que da fruta, tudo se aproveita. Da polpa se faz pudim, docinhos, geleia e doce em calda. O caroço vira acessórios como brincos, pulseiras, colares e anéis, bem como arranjos de flores e itens de decoração para a casa.
Depois disso, tem um passeio pela Floresta Nacional de Palmares, que fica na zona rural do município e que foi a primeira com reconhecimento nacional no Piauí. A reserva ambiental criada oficialmente em 2005 tem 170 hectares com várias espécies nativas da fauna e flora. Entre as plantas, são mais de 1.500 espécies. É uma zona de transição entre biomas caatinga e cerrado.
Lá, Simone Castro também encontrou o Batalhão do Meio Ambiente, um projeto socioeducativo que atende crianças e adolescentes da região. De acordo com o chefe de floresta, Gaspar Alencar, a ação tem o objetivo de aproximar a comunidade do meio ambiente. “Para que todos reconheçam a importância de proteger a natureza e, ao mesmo tempo, dar-lhes uma perspectiva de vida”.
E as aventuras do Isso é Piauí em Altos se encerram na casa-museu do José Ribamar Sousa, mais conhecido por seu personagem “Fogo pagou”. No ambiente, voltado para a cultura arte, tem um espaço que homenageia Luís Gonzaga, muitas peças artesanais que valorizam o sertão e até uma academia improvisada com aparelhos feitos com peças de carnaúba. (Assista ao vídeo e saiba mais)
Fonte: gshowpiauí/programão