O deputado João de Deus (PT) vai apresentar amanhã (15) requerimento pedindo a realização de um debate no grande expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa, na próxima semana, para tratar sobre a adoção de medidas que evitem a morte de pessoas por causa da seca que se agravou nos últimos meses no Piauí.
João de Deus afirmou que considera extremamente grave a afirmação do secretário da Defesa Civil, deputado Ubiraci Carvalho, de que pessoas podem morrer no semi-árido piauiense devido a falta de água.
"Diz o secretário que 120 poços perfurados naquela região estão sem água, enquanto o nível de água vem atingindo apenas 20% da capacidade da maioria das barragens", assinalou ele.
O parlamentar petista alertou que "acendeu a luz vermelha, pois estamos em outubro, no pico da seca, e não existe perspectiva de que chova o suficiente para amenizar a situação, por isso vou propor amanhã que esta Casa realize um debate, pois a estiagem tende a piorar".
Em aparte, o deputado Francisco Ramos (PSB) manifestou apoio à proposição a ser apresentada pelo deputado João de Deus e disse que no município de Elesbão Velosos, os poços também estão secando.
João de Deus afirmou que o debate deverá contar com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Defesa Civil, do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), do Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) e da CPRM (Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais), dentre outros órgãos diretamente ligados à questão.