Uma área de 170 hectares com 87 espécies de árvores e diversos animais, muitos deles sequer catalogados, 11 trilhas disponíveis para visitação fazem parte da Floresta Nacional dos Palmares, localizada na BR-343, entre Teresina e Altos.

O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes e reconhecido como uma floresta dos biomas caatinga e cerrado, com aves, mamíferos, répteis que podem ser vistos pela população.

“Mas só recebemos mil visitantes por ano, é muito pouco”, diz o chefe da unidade de conservação Gaspar da Silva. Esses são basicamente estudantes do Ensino Fundamental, alguns universitários e pesquisadores. "Temos sete pesquisas da Floresta em andamento”, destaca.

Nas trilhas, os visitantes são guiados por Antônio Carlos. “A natureza é a melhor universidade do mundo porque ela ensina e não cobra nada”, afirma.

Pelotão Mirim

Na unidade de conservação é desenvolvido o Pelotão Mirim com crianças de povoados do entorno. As crianças aprendem música, capoeira e têm aulas de educação física, meio ambiente e disciplina.

“Eles aprendem a viver, a serem disciplinados para não chegarem no abismo”, diz a voluntária Janete Santos.

Fonte: Cidade Verde