A paróquia de São José completa nesta segunda-feira (09/03), 72 anos de criação canônica. De acordo com o professor e pesquisador Carlos Dias, colunista do Portal Altos, A história religiosa de Altos teve início nos idos de 1800, quando aqui chegou o pioneiro João de Paiva Oliveira, que devotava culto a São José. Com o decorrer do tempo, essa comunidade, já com os auspícios de povoação, tornou-se freguesia da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, de Teresina.
Seu implemento e desenvolvimento deve-se ao Cônego Honório José Saraiva, vigário geral forense da referida Paróquia do Amparo de 1883 a 1903, que, contando com a ajuda da população, levantou em 1891 a primeira capela. No dia 13 de julho de 1901, lançou a pedra fundamental de nossa primeira igreja, consagrada a São José.
No dia 09 de março de 1943 é erigida canonicamente a Paróquia, elevando-se à categoria de matriz a igreja de São José. A criação da Paróquia deveu-se ao então Bispo Diocesano do Piauí, Dom Severino Vieira de Melo.
Obras de reforma também foram concluídas em 1949, cinco anos após a chegada do padre Josino, que também construiu a Casa Paroquial. São, ainda, iniciativas deste sacerdote a criação da Confraria dos Vicentinos (1946) e da Pontifícia Obra das Vocações Sacerdotais, hoje extinta.
Depois de muitos anos e a passagem de vários sacerdotes, a igreja passou a ser dirigida pelo Monsenhor Luiz de Castro Brasileiro. Ele deu prosseguimento à ampliação da igreja, modificando, porém, parcialmente a sua estrutura. Monsenhor Luiz Brasileiro descaracterizou o belo projeto e, como os antecessores, destruiu o belíssimo patrimônio histórico e cultural da nossa cidade, que foi transformado numa obra sem arquitetura alguma, numa ligeira imitação de um armazém.
Monsenhor Luiz Brasileiro faleceu no dia 06 de julho de 1980, sendo sepultado dentro da matriz de São José. Ele foi substituído pelos padres – depois monsenhores – Isaac José Vilarinho e Deusdedit Craveiro de Melo.
Coube ao padre José Lisardo Pontes Neto, que assumiu a Paróquia no dia 15 de maio de 1983, a construção de uma torre na nova igreja, de capelas nos bairros Maravilha, Tranqueira, Batalhão e Santo Antônio/São Luís, além do Centro Pastoral Monsenhor Luiz Brasileiro. Padre Lisardo deixou a Paróquia no dia 12 de abril de 1987. Anos mais tarde, fez-se a segunda torre (na lateral esquerda), já na feição atual, e, um pouco depois, alterou-se a estrutura da torre direita, igualando-a a esquerda.
Além da Paróquia de São José, que foi a primeira erigida em Altos, atualmente nossa cidade conta com mais duas paróquias: Nossa Senhora das Mercês (criada em 01.01.1993) e Santuário de São Raimundo Nonato (criado em 06 de julho de 1997).
Em 01.09.1998 foi criada por D. Abel a Paróquia do Divino Espírito Santo, visando dar uma melhor assistência religiosa ao povo de Deus da região da localidade Vista Alegre e adjacências. Tempos depois, em 2005, Dom Eduardo Zielski fez nova determinação: considerando que a comunidade não teria estrutura para manter seu funcionamento, a mesma não mais seria paróquia, mas apenas uma capela e área pastoral.
O pároco atual da igreja matriz de São José é o Padre Claudinei Silva Pereira, que assumiu a Paróquia no dia 05 de janeiro de 2011.
Com informações de Carlos Dias
Edição: Portal Altos