No último sábado (12) o escotismo em Altos comemorou 30 anos de fundação. Para tanto, o funcionário público Thiago Arcanjo, que também faz parte do grupo, fez um breve apanhado sobre a história da organização em Altos. Acompanhe.

“O Movimento escoteiro, na Cidade de Altos, teve inicio no dia 12 de Outubro de 1983, quando um grupo de jovens escoteiros, comandado pelo chefe Arnaldo Barros, estava acampado na praça Cônego Honório e convidando os jovens para ingressarem no movimento escoteiro. Naquele momento, vários meninos e jovens demonstraram interesse em participarem do movimento, quando foram efetuadas as primeiras inscrições. O primeiro membro inscrito foi o escoteiro Assis Paiva, daí então muitos outros se  interessaram em participar do movimento. A primeira reunião foi realizada na antiga sede do mobral (hoje Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) situada na rua Telésforo do Vale, no centro da cidade de Altos.

Já estava tudo certo e os futuros escoteiros já tinham seus chefes que eram: José Francisco Alves Costa (Costinha), Waldinar Pereira Costa e Expedito Pinho. O tempo se passou e surgiu então a necessidade de um nome para o grupo, quando anunciaram os primeiros nomes indicados para serem homenageados: João de Paiva e São José, sendo que o nome escolhido foi o nome do padroeiro da cidade, devido à ligação que o Grupo tinha com a Igreja, pois tinha sido o padre José Lizardo quem havia convidado o grupo de Campo Maior para fundar um grupo de escoteiros em Altos. Ele achava que a cidade necessitava de um grupo de escoteiros e os jovens de Altos não tinham conhecimento de como funcionava o movimento.

Os Jovens se empolgaram com a ação e a direção resolveu fazer uma atividade na fazenda Roseira no Município de Campo Maior, foi o primeiro acampamento do grupo, realizado nos dias 04 a 06 de Novembro de 1983, com êxito total. Os jovens Altoenses se empolgaram e no dia 21 de Janeiro de 1984 às 17:00h foi fundado o Grupo de Escoteiros São José, registrado em Brasília junto a Direção Nacional (U.E.B.) com o numero 18º/PI. Naquele dia foi realizada a promessa de 15 escoteiros e dois chefes. A solenidade foi presidida pelo chefe Luiz Carlos na Igreja Matriz de São José.

As quatro primeiras patrulhas fundadas foram: Touro (Gilvan), Lobo (Aldrin), Maçarico (Neto) e Corvo (Zenon), depois a patrulha Corvo passou para o comando do monitor Neto e a Maçarico para o comando do Zenon. O grupo participou de diversas atividades, no cenário nacional (Ajuri) em Caucaia-Ce realizado no período de 16 à 20 de Julho de 1986, a nível estadual fica por conta de diversos “Elos” Realizados, a nível distrital temos as convenções e a nível local fica por conta dos acampamentos realizados, e o mais marcante foi realizado no Tinguarapá, no Município de Campo Maior em 1988.

O Grupo sentiu que era necessário se expandir e num acampamento realizado na água fria nos dias 26 a 28 de outubro de 1984, foi fundada a tropa sênior que teve na pessoa de Aroldo um dos primeiros participantes, sendo a primeira atividade do então escoteiro Aroldo. Mais o grupo queria mais e resolveu partir para mais um sonho, o de fundar uma alcatéia de lobinhos na cidade. Naquela época o chefe Waldinar era o chefe de grupo e tinha como o sub-chefe o chefe Raimundo, e no dia 12 de Maio de 1985, foi fundada a alcatéia apenas com dois lobinhos que foram eles: Alberto Gil e Matusalém Gonçalves - a fundação se deu na cidade de Campo Maior.

No dia 30 de Agosto de 1986, o escoteiro sênior Aldrin Arthemis Dantas Barbosa faleceu num trágico acidente automobilístico na BR 343 à altura da fazenda formosa município de Altos, Piauí. Vejamos o currículo alcançado por ele dentro do movimento escoteiro:

21/01/1984 Promessa Escoteira
23/06/1984 Segunda Classe
25/05/1985 Sênior Investido
25/06/1986 Eficiência I

Foi também presidente da corte de honra das tropas em que ele participou.

Dos membros que participaram da fundação do grupo, apenas um ainda participa, é ele: Waldinar Pereira Costa. No decorrer desse tempo eis alguns destaques no grupo: Lobinhos: Alberto Gil, Matusalém Gonçalves, Leonardo Filho, Adalberto Filho, Giordane Oliveira. Tropa Escoteira: Aldrin Barbosa, Waldenir Mesquita (Comportamento), Vicente de Paula. Sênior: Aldrin Barbosa, Francisco Fernandes Paiva. Chefia: Juvenal de Sousa, Waldinar Costa, Raimundo Aguiar, Aroldo Vieira, Ozael Vieira, Paulo Cezar, Thiago Arcanjo.
Francisca Aguiar: foi a primeira akelá do Grupo.

Com o falecimento de Aldrin Barbosa o nome do grupo foi alterado, pois a diretoria, juntamente com a chefia e o chefe Arnaldo Barros, resolveu homenagear o mais ou um dos mais notáveis membros de seu grupo. Em reunião realizada no Mario Raulino foi Alterado o nome do grupo para Aldrin Barbosa.

O Clã de Pioneiros foi feita a promessa de seus membros no dia 05 de Setembro de 1992, sendo, de fato, oficializado com o compromisso pioneiro no dia 25 de Março de 1994. Os primeiros pioneiros investidos foram Jaqueline Holanda, Jesus Assunção e Junior Fonteles.}

A alcatéia mista foi fundada no dia 11 de dezembro de 1993 em um acampamento realizado na chácara Cimavan no Município de Altos, Sendo as duas primeiras Lobinhas com promessa foram: Ednalda Alves de Alves de Almeida e Rahab Maia Cruz de Oliveira. Fernanda Alves da Silva Foi a primeira Escoteira com a promessa feita em reunião semanal no dia 30 de Maio de 1995 e segunda escoteira a fazer a promessa foi a Emanoele."

Conheça o movimento escoteiro e viva um momento sadio. A base do grupo fica localizada na Companhia da Polícia Militar de Altos, Avenida Nossa Senhora de Fátima, em frente ao antigo posto da Carmelita. As reuniões acontecem aos domingos das 8:00h às 10:00h das manhã. Crianças a partir de 7 anos já podem participar do movimento. Mais informações através do 9405-8119 (ChefeThiago Arcanjo) ou 9472-3674 (Chefe Vicente).






Fonte: Thiago Arcanjo