A cidade de Altos, a 37 quilômetros da capital Teresina, surpreendeu e aparece entre os três municípios que mais geraram empregos no mês de setembro de 2012. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Mesmo com saldo positivo discreto de 23 novos empregos, a cidade desbancou municípios de economia forte como Picos, Floriano e União que sempre se reversavam na terceira posição da pesquisa, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Em primeiro lugar aparece a cidade litorânea de Parnaíba. A 318 quilômetros da capital, o município viu o saldo de 197 novas contratações no período de análise da pesquisa. Em segundo lugar ficou Teresina, com 37 admissões a mais do que o registro de demissões.
O estudo leva em consideração o número de contratações, formalizadas através da Consolidação das Leis Trabalhistas Brasileiras (CLT) com assinatura da carteira de trabalho, menos o número de desligamentos para o período.
Na contramão do ranking com os três que mais contrataram aparece a cidade de Piripiri. O município localizado na região Norte do Estado ficou com saldo negativo de 106 demissões a mais para o período analisado.
O Ministério do Trabalho considera apenas os dados referentes aos municípios que apresentam população superior a 30 mil habitantes. No Piauí, apenas 13 cidades apresentam esse perfil.
Fonte: Cidade Verde