O curso de formação e capacitação para árbitros, promovido pela Secretaria de Esporte e Cultura de Altos também é destinado para mulheres. As inscrições podem ser realizadas até a próxima quinta-feira (19), na Biblioteca Municipal, Centro Cultural Zé da Prata, Ginásio Poliesportivo e na prefeitura.
O curso – que será ministrado nos dias 20, 21 e 22 – é grátis e destinado a todos os desportistas, jogadores, professores de educação física, radialistas, instrutores de escolinhas de futebol, torcedores e árbitros não profissionais.
Serão abordados assuntos como as 17 regras de futebol da FIFA 2013/2014; legislação desportiva; Código Brasileiro Disciplinar do Futebol; regulamento da CBF 2013; técnica de arbitragem; informações técnicas de trabalho em equipe e outros referentes às regras do jogo.
“Nosso objetivo é qualificar árbitros para atuarem em competições tanto municipais como estaduais. É também uma forma de valorizar a categoria de árbitro em nosso município e viabilizar a entrada deste profissional no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Esporte e Cultura, Jane Lopes.
A prefeita Patrícia Leal ressalta a importância dos investimentos municiais no setor esportivo como forma de fortalecer as políticas públicas educacionais e assistenciais, colaborando, desse modo, para a melhoria social como um todo.
O curso de arbitragem será ministrado por Manuel Ibiapina, árbitro formado pela Federação de Futebol Piauiense (FFP) e instrutor de arbitragem da Fundação dos Esportes do Estado do Piauí (Fundespi), e Florindo Machado de Castro, árbitro formado pelo Sindicato de árbitros de futebol do Estado de São Paulo (Safesp), e diretor e instrutor de arbitragem do Sindicato dos Árbitros do Futebol Amador do Piauí (Sindafa-PI) e da Fundespi.