O juiz da Vara de Execuções Penais, José Vidal de Freitas, informou que desde o dia 03 de agosto, 165 detentos dos regimes semiaberto e aberto tiveram o benefício da saída provisório por conta do Dia dos Pais que será comemorado no próximo domingo(09). 

Segundo o magistrado, os detentos são da Colônia Agrícola Major César, Penitenciária Feminina de Teresina e Casa de Albergado de Teresina, que vão poder ficar fora das unidades até o dia 10 de agosto. 

“Há mais de ano temos feito o acompanhamento desses casos de saídas temporárias e o retorno sempre foi de 95% chegando a 99%. Na última (Dia das Mães) não tivemos informação de que algum teria cometido crime”, ressalta o juiz Vidal. 

Ele informa ainda que a maioria dos presos que estão recebendo o benefício neste feriado, são praticamente os mesmos da saída passada, acrescidos de outros que foram beneficiados.

“Os do semiaberto podem sair para o trabalho externo e se recolhem à noite e nos finais de semana e os do regime aberto se recolhem todas às noites. Com o benefício, eles são liberados dessas regras, mas não podem sair do Estado, nem portar armas de fogo”, afirmou o juiz.

Os presos têm 35 dias por ano de benefício com saídas temporárias, em datas comemorativas como Dia das Mães, dos Pais e das Crianças e na Semana Santa e Natal.

Fonte: Cidade Verde