A prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, regularizou a situação de convênio que estava irregular no Programa Saúde da Família (PSF) e que havia gerado a suspensão de recursos por parte do Ministério da Saúde para a atenção básica no município. Altos, portanto, continua a receber, normalmente, o custeio federal.
Além de Altos, 12 municípios piauienses tiveram suspensos os repasses da verba do Ministério da Saúde, por causa de duplicidade no cadastro de profissionais para o PSF, o que foi identificado no Sistema de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
O coordenador do Programa Saúde da Família em Altos Leonardo Davis explica que, de fato, havia duplicidade de um funcionário, lotado na Equipe de Saúde Bucal, que, ao se cadastrar no PSF de outro município, não procedeu com a desvinculação junto ao município de Altos, o que ocasionou o problema.
“No entanto, já descredenciamos o funcionário e fizemos a devida regularização no SCNES, o que não gera problemas no recebimento de recursos do Ministério da Saúde pelo município de Altos”, garante Leonardo.
A secretária de Saúde Danielle Pinheiro destaca o compromisso da nova gestão municipal na busca de recursos para a melhoria do setor, destacando, dentre outras ações, a reativação dos 13 postos de Saúde da Família na cidade e do interior; a reativação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) – inclusive com equipes atendendo a população em domicílio, com serviços de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição; a aquisição de equipamentos para a Rede Cegonha; a prestação de serviços de ultrassonografia, endoscopia e oftalmologia.
“Em poucos meses, já conseguimos melhorar, significativamente, a Saúde em Altos e muito trabalho está sendo feito para melhorarmos ainda mais. Estamos trabalhando para firmar parcerias com o Governo Federal para implantar em Altos o máximo de programas na área, como o Melhor em Casa, Academia da Saúde, Saúde Sem Limite, PMAQ, Olhar Brasil, Sorridente, Saúde na Escola, Brasil Carinhoso, e outros. Todos esses programas são bons para o município, bons para a saúde da população altoense e, por isso, vamos buscar trazê-los”, pontua Danielle.
A prefeita Patrícia Leal lembra que, por anos, a Saúde de Altos esteve esquecida pelos gestores, e ressalta que a Saúde do município é prioridade em seu governo.
“Nós já conseguimos, inclusive, recursos junto ao Governo do Estado, para reformar o Instituto de Saúde José Gil Barbosa, garantidos tanto pelo governador Wilson Martins, como pelo secretário estadual de Saúde Ernani Paiva, que, a propósito, fez recentemente uma visita para verificar a situação do Hospital de Altos. Até o final do ano o Hospital estará reformado, reequipado e com quadro de recursos humano suprido. Estamos, portanto, trabalhando cada vez mais e com afinco para trazer melhorias para o setor e para a população”, finaliza a chefe do Executivo.
Fonte: Ascom