01 de janeiro de 2013. A história político-administrativa de Altos inaugura uma nova fase com a posse da nova Prefeita Municipal, eleita no pleito democrático de 07 de outubro de 2012. Família de Patrícia Leal. Da esquerda para
Disputando as eleições municipais na coligação “A força que vem do Povo!”, formada pelos partidos PPS, PT, PDT, PSC, PTN, DEM, PSDB e PCB, a candidata Patrícia Leal (n° 23 - PPS) foi eleita Prefeita Municipal de Altos, contabilizando 50,65% dos votos válidos e obtendo a expressiva votação de 11.650 votos. Seu vice é Manoel de Oliveira Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT).
A Srª. Patrícia Leal assumiu na manhã de 3ª feira, 01 de janeiro, os destinos de nossa municipalidade juntamente com o Vice-Prefeito Manoel Rodrigues e os 13 vereadores, dignos representantes do povo no Poder Legislativo Municipal. Seus mandatos transcorrerão desta data até 31 de dezembro de 2016.
Os números da eleição
Na 32ª Zona Eleitoral (que compreende os municípios de Altos, Coivaras e Pau d‘Arco do Piauí), estavam inscritos para votar em Altos 30.045 eleitores, distribuídos em 103 sessões eleitorais, sendo 04 agregadas, num total de 99 sessões com urnas eletrônicas. Foi registrado o comparecimento de 24.885 votantes, equivalendo a 82,83%, totalizando-se 5.160 abstenções (17,17%). Os votos válidos foram 22.999 (92,42%), sendo 447 brancos (1,80%) e 1.439 nulos (5,78%). Os demais candidatos a Prefeito obtiveram o seguinte resultado:
- Coligação “A mudança que o povo quer” (PP, PTB, PMN): Prefeito: Espedito Mendes Pacífico (PTB); Vice: Francisco de Paulo Pires Marques (Delegado Paulo Pires). Votação: 7.276 (31,64%). Número: 14.
- Coligação “Unidos por nossa terra” (PSD, PTC, PMDB, PPL): Prefeito: Luís Carlos Félix de Lira (PSD); Vice: Odélia Maria Vieira de Morais. Votação: 4.073 (17,71%). Número: 55.
Na citada eleição, a Câmara Municipal de Altos teve seu número de Vereadores novamente aumentado para 13 edis, sendo eleitos os seguintes parlamentares:
- Adaildo José Rodrigues da Cruz - Adaildo Pancadão (PSB)
- Antonio Francisco Rodrigues – Toni Rodrigues (PTB)
- Antonio Orlando da Silva Filho - Orlando Filho (PRB)
- Arsênio Delmiro de Oliveira Neto - Neto Delmiro (PSB)
- Carlos Augusto Almeida Cavalcante (PDT)
- Hamilton do Nascimento Pereira (PSC)
- João Evangelista Campelo - João Campelo (PSB)
- José Ernando Ribeiro da Silva - Zé Ernandes (PT)
- Juniel Cardoso de Melo Pinheiro - Juniel Pinheiro (PTC)
- Márcio Fontenele Magalhães Xavier (PMDB)
- Maxwell Pires Ferreira (PSC)
- Nélio José de Holanda Melo - Nélio Holanda (PSB)
- Rumão da Cruz Rocha - Rumão Rocha (PT).
Programação
Uma vasta programação desenvolvida desde a manhã do dia 1° marcou as solenidades de posse dos novos eleitos:
- 8:00 h - Missa de posse, na Igreja Matriz de São José, presidida pelo Padre Claudinei Silva Pereira, pároco da matriz e presidente da celebração, e concelebrada por Pe. Benedito Inácio de Abreu Neto, Pe. José Honorato Alves da Cunha (Pe. Honório, da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês - Altos) e Pe. José Lisardo Pontes Neto (Paróquia de São Raimundo Nonato- Altos), integrantes do clero diocesano de Campo Maior.
- 10:00 h - Culto em Ação de Graças, no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo. A celebração religiosa contou com as presenças de diversos pastores e líderes religiosos, dentre os quais: Pr. Adailton Martins (Igreja Batista Betel), Pr. Marcos Almeida, Pr. Antoniel (Igreja do Evangelho Quadrangular), Pr. Cleiton (Igreja Assembleia de Deus Jardim das Oliveiras), Pr. Antonio José Sousa de Azevedo e Ancião Joza Muniz, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Foram feitas algumas apresentações e preleções, como: Grupo Ágape, da Igreja Batista Betel; Grupo de Jovens da Igreja Assembleia de Deus Jardim das Oliveiras, jovens da Igreja Assembleia de Deus filiada à CEMADEP e Irmã Érica, da Igreja Assembleia de Deus Missão.
- 11:30 h - Posse dos eleitos, também no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, com eleição da mesa diretora da Câmara.
- 21:00 h - Festa dançante, no calçadão da Praça Cônego Honório, com apresentação da banda Limão com Mel, emboladores Jota, Jotinha e Jotão, Fogo Pagou, banda Os Versáteis e outras bandas da cidade.
Presidência e mesa diretora da Câmara
Na oportunidade da solenidade de posse, os 13 Vereadores fizeram a eleição para a presidência e mesa diretora da Câmara Municipal no biênio 2013-2014. Duas chapas foram registradas, sendo uma encabeçada pelo Vereador Hamilton Nascimento e outra pelo Vereador Toni Rodrigues, sendo vitoriosa a primeira concorrente.
A mesa diretora que presidirá os trabalhos da Câmara a partir de 15 de fevereiro está assim constituída: Presidente: Hamilton Nascimento; 1° Vice-Presidente: Orlando Filho; 2° Vice-Presidente: Juniel Pinheiro; 1° Secretário: Nélio Holanda; e 2° Secretário: Neto Delmiro.
Um pouco da memória
Há exatos 20 anos atrás, no dia 01 de janeiro de 1993, na mesma igreja matriz de São José de nossa cidade, celebrava Missa em Ação de Graças por sua posse o Sr. Cézar Augusto Leal Pinheiro (Cézar Leal), recém-eleito Prefeito Municipal de Altos.
Obteve ele naquele pleito memorável de 03 de outubro de 1992 a votação de 6.786 sufrágios, correspondendo a 42,63% da votação total do município. Fazia 20 anos que um Prefeito não elegia o seu sucessor, tendo ocorrido anteriormente em 1972, quando Anísio Lima entregou a Prefeitura a seu correligionário José Barbosa (Dr. Maninho), ambos já falecidos.
No seu discurso de posse, dizia Cézar Leal que: “nós haveremos de manter viva a chama da esperança no futuro desta terra”, assegurando que “o meu compromisso é de trabalho, e convoco a todos os senhores, de todos os partidos, de todos os segmentos políticos desta terra para trabalharmos juntos [...] para respaldar o nosso mandato, que nos foi confiado pelo povo”.
Cézar Leal
Cézar Leal, que foi roubado do nosso convívio em 11 de abril de 1996, afirmava que em seu mandato seria “mais amigo ainda do povo humilde, do povo pobre desta terra”. Ressaltou ainda em sua fala a necessidade de “trabalharmos juntos”, andando “a 100 km/h” para respaldar o mandato, que lhe foi confiado pelo povo.
Acentuava ele que “o povo é forte, e é com este povo, com estes homens que têm coragem de trabalhar e que pensam no progresso desta terra, que nós haveremos de pautar a nossa administração. E nós haveremos de levar bem longe o nome desta terra. Nós haveremos de manter viva a chama da esperança no futuro desta terra. Nós haveremos, com fé em Deus, de continuarmos lado a lado [...] trabalhando, procurando desenvolver esse município”.
Destacando a necessidade de união pelos interesses comuns a favor da coletividade, dizia o Chefe do Executivo municipal ter certeza de que “haveremos de contar com o apoio da Câmara Municipal, porque como o Prefeito, como o Vice-Prefeito, os vereadores também estão comprometidos com o desenvolvimento desta terra”, uma vez que “subimos no palanque e prometemos ao povo que haveríamos de trabalhar pelo povo e que haveremos de cuidar dos destinos deste município”.
Fazendo eco ao discurso do pai, Patrícia evoca sempre a sua memória e se compromete a construir uma nova história política em nosso município, esperando contar com todos os segmentos e organismos da sociedade civil local, além dos agentes políticos do estado e da união.
A nova Prefeita
Patrícia Mara da Silva Pinheiro, conhecida como Patrícia Leal, nasceu em Teresina-PI, a 10 de maio de 1973, sendo filha de Cézar Augusto Leal Pinheiro e Maria de Fátima Barreto da Silva Pinheiro. É formada em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba (CESVALE).
Viveu os momentos mais marcantes da vida política do pai, quando este era ainda Vereador em Altos, na legislatura de 1989 a 1992. Depois, conviveu com suas ações administrativas, na época em que ele exerceu o mandato de Prefeito Municipal de Altos, de 01 de janeiro de 1993 a 11 de abril de 1996, quando foi assassinado em pleno exercício do mandato.
Após a morte do pai, Patrícia se recolheu ao seio da família para retomar o convívio normal de vida. Montou microempresa de corte e costuras em Teresina, oferecendo emprego direto para várias costureiras.
Em 2008, casou-se com Warton Matias Lacerda e Oliveira. Em 2010, retorna a Altos, trabalhando na campanha eleitoral para Governador, Deputado Federal, Estadual e Senador. Visitou todos os recantos do município, para conhecer de perto a realidade do município.
Com sua eleição, Patrícia se torna a terceira mulher a governar a cidade, sendo antecedida por Elvira Mendes Raulino de Oliveira (2001-2004) e Eliete Alves Félix Fonsêca (1997-2000).
Prefeita de todos
Desde a campanha eleitoral, a nova gestora tem apregoado como marca que será “a Prefeita de todos”, independentemente de facção política, ideológica ou credo religioso. Assinala ainda que honrará não só os votantes em seu nome, mas toda a comunidade altoense, porquanto sua ascensão à chefia do Executivo Municipal, que contabiliza mais da metade do eleitorado, representa a vontade de uma população que tanto anseia por transformação e dias melhores para o município.
Por isso, Patrícia Leal se compromete a administrar a cidade com sabedoria, justiça e dignidade, procurando suprir as necessidades da população. Em seu discurso, roga aos Vereadores que desempenhem seu trabalho com harmonia e compromisso social, visando sempre o bem comum e dá orientação ao secretariado e demais assessores, no sentido de que desempenhem o seu trabalho compromissados com o desenvolvimento da cidade, colocando-a no rumo do desenvolvimento nessa nova administração que se inicia.
a direita: Warton Lacerda, Patrícia, Fátima
Leal (mãe), seu cunhado e a irmã Danielle.
Por Carlos Dias, professor e pesquisador