No Assentamento Sobradinho, entre os municípios de Altos e Coivaras, agricultores familiares têm conseguido boa renda com a venda de produtos cultivados em hortas orgânicas. A produção de hortaliças, especialmente a cebolinha e o coentro representam melhoria na qualidade de vida do homem do campo.

De acordo com Antonio Chaves, diretor da FETRAF, em Altos, o mercado consumidor na região é muito grande e a demanda somente é suprida por conta da comercialização de produtos oriundos de outras regiões. “Representamos apenas 10% do que o município precisa, ou seja, ainda precisamos crescer muito neste seguimento”, destacou.

Para Chaves, uma assessoria técnica com vistas ao manejo correto da produção e uma linha de crédito de incentivo são alternativas que viabilizam o crescimento deste nicho, no entanto, “determinação e força de vontade ainda são os principais encaminhamentos para uma produção exitosa”, observou.

Uma característica importante da agricultora orgânica é que o sistema de produção exclui o uso de fertilizantes. A proposta é que trabalho seja feito sem colocar em risco a saúde do homem, do meio ambiente e das futuras gerações.